O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

16 DE DEZEMBRO DE 2020

29

Resumo: O presente relatório foi preparado pelo Bureau Internacional do Trabalho para servir de base de trabalho no encontro: «Tripartite Meeting on Improving Employment and Working Conditions in Health Services» que se realizou no ano de 2017, em Genebra. Apresenta um resumo dos desenvolvimentos recentes no setor da saúde e faz uma análise dos desafios e oportunidades para melhorar as condições de trabalho nos serviços de saúde.A saúde e um trabalho decente são fatores essenciais para a coesão social, o desenvolvimento humano e, inclusive, para o desenvolvimento económico. Condições de trabalho adequadas no setor da saúde é algo fundamental para assegurar sistemas de saúde eficazes e resilientes, um pré-requisito para enfrentar a escassez de profissionais da saúde e para assegurar o objetivo de igualdade de acesso a cuidados de saúde de qualidade. O sistema de saúde é essencialmente baseado nas pessoas e sem profissionais da saúde não existem cuidados de saúde.

COMMENT VA la santé en France?: dossier. Les cahiers français. Paris. ISSN 0008-0217. N.º 408 (jan.-

févr. 2019), p. 17-195. Cota: RE-151. Resumo: Este dossier temático faz uma análise do sistema de saúde francês. São elencados os pontos

fortes, os pontos fracos e as situações que podem ser melhoradas. Neste âmbito são abordados os seguintes tópicos: a estrutura de financiamento da saúde; as condições de trabalho dos profissionais da saúde; a educação e prevenção contra as doenças, os direitos do doente e o mercado do medicamento.

HAMID, Achir Yani; HARIYATI, Rr. Tutik Sri – Improving nurses' performance through remuneration: a

literature review. Enfermería Clínica [Em linha]. Vol. 27, supl. I, (nov. 2017), p. 130-133. [Consult. 30 set. 2020]. Disponível na Intranet da AR:. ISSN 2445-1479.

Resumo: O presente artigo aborda o impacto que as condições remuneratórias podem ter no desempenho profissional dos enfermeiros. O estudo deste impacto é feito tendo em conta a análise de 25 artigos publicados nas seguintes bases de dados: Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), MEDLINE, EMBASE, PsycINFO, and Global Health.

As conclusões deste estudo demonstram que uma melhoria no sistema remuneratório tem impactos positivos em termos da performance dos enfermeiros e consequentemente na qualidade dos serviços de saúde prestados. Um sistema remuneratório bem gerido tem o potencial de aumentar a motivação, produtividade, satisfação e contribuir para a permanência dos enfermeiros no serviço. Pelo contrário, uma remuneração baixa e mal gerida contribui para uma escassez de enfermeiros devido às elevadas taxas de rotatividade nesta profissão.

OCDE – Health workforce policies in OECD countries: right jobs, right skills, right places. [Em linha].

Paris: OECD, 2016. [Consult. 30 de set. 2020]. Disponível na Intranet da AR:. ISBN 978-92-64-23951-7.

Resumo: Os trabalhadores da saúde são elementos fundamentais dos sistemas de saúde, desempenhando um papel central na prestação de serviços de saúde à população e na melhoria dos resultados obtidos através desses serviços. Esta publicação revê as tendências chave e as principais políticas adotadas em relação aos trabalhadores da saúde nos países da OCDE, com um destaque particular para os médicos e enfermeiros, tendo em conta o papel determinante que estes desempenham na prestação de cuidados de saúde. Ao longo da publicação são desenvolvidos os seguintes tópicos: enquadramento analítico do mercado laboral da saúde; tendências deste mercado e principais políticas para lidar com os problemas dos trabalhadores da saúde; educação e treino para médicos e enfermeiros, a questão do numerus clausus; tendências e políticas que afetam a migração de médicos e enfermeiros para os países da OCDE; desequilíbrios geográficos na distribuição de médicos e serviços de saúde nos países da OCDE; adaptação das competências às tarefas desempenhadas.

WISKOW, Christiane; ALBREHT, Tit; DE PIETRO, Carlo – How to create an attractive and supportive

working environment for health professionals [Em linha]. Copenhagen: WHO, 2010. [Consult. 30 de set. 2020]. Disponível na Intranet da AR:.

Resumo: De uma forma breve, este documento mostra porque os decisores políticos se devem preocupar em dar um bom ambiente de trabalho aos profissionais da saúde. Nele são analisadas formas de criar um