O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

57 | II Série B - Número: 069 | 18 de Fevereiro de 2009

Assunto: A RECOLEITE deixou de recolher leite a dezenas de produtores do distrito da Guarda Destinatário: Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas Em encontro com agricultores na Feira de Trancoso a 6 de Fevereiro tomamos conhecimento que a principal empresa que recolhia leite no Distrito da Guarda o deixou de fazer a partir de 31 de Janeiro último. A empresa encerrou dezenas de postos de recolha e concentração com argumentos pouco claros. Segundo umas informações, porque o leite entregue pelos produtores não reunia condições de qualidade mínima (teor microbiano e células somáticas), o que é estranho, dado que até à data nada tinha sido dito aos produtores; segundo outras, por causa de uma intervenção da ASAE que teria considerado não possuírem os postos de recolha e concentração as necessárias condições de higiene. O que teria fácil solução, com a realização de pequenos investimentos.
Estes dados foram confirmados pela Associação de Agricultores do Distrito da Guarda, ADAG e pela Associação de Agricultores e Criadores de Gado, AGRIPEC, que reuniu com o Governo Civil para expor a situação.
A decisão da RECOLEITE deixou os agricultores surpreendidos pela forma repentina como se processou, criando uma situação muito difícil, não apenas pelo prejuízo económico causado, mas face ao problema de não saberem o que fazer a milhares de litros de leite, porque as vacas tiveram de continuar a ser ordenhadas diariamente! Assim, e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicita-se ao REQUERIMENTO Número /X ( .ª)
PERGUNTA Número 1246/X (4.ª) Еx.mo Sr. Presidente da Assembleia da República