O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

97 | II Série B - Número: 086 | 16 de Março de 2009

Assunto: Museu Agrícola de Entre Douro e Minho Destinatário: Ministério da Cultura A 10 de Março de 1989 foi criado o Museu Agrícola de Entre Douro e Minho, que pertence à Direcção Regional de Agricultura de Entre Douro e Minho e se encontra sediado no lugar de Crasto, freguesia de Vairão, Concelho de Vila do Conde.
Este Museu, recolheu ao longo de anos, obras literárias e peças de tremendo valor cultural, e até patrimonial, muitas delas únicas, que permitem guardar memória, e dar a conhecer praticas agrícolas de séculos, da região de Entre Douro e Minho.
Sem este esforço, muito do espólio recolhido e guardado, já se teria perdido irremediavelmente.
E com ele, também o conhecimento daquelas práticas agrícolas, das ferramentas utilizadas, e da cultura de gerações de portugueses de uma região tão determinante do nosso país.
Sucede que, actualmente, o museu se encontra encerrado por decisão inexplicável da Direcção Regional de Agricultura de Entre Douro e Minho, com a justificação de que não terá vocação para estas competências, relacionadas com o estudo e salvaguarda do património.
Diga-se que o museu em causa estava integrado na Rede Portuguesa de Museus, o que demonstra a importância do espaço em si e do espólio que encerra, tendo sido inclusivamente distinguido a nível europeu com a menção honrosa do Prémio Museu Europeu do Ano de 1991.
Em consequência do encerramento, o edificado começa a apresentar sinais de deterioração, que põem em causa o valioso acervo, principalmente livros integrados numa vasta biblioteca, e peças de madeira, mais sensíveis à passagem dos tempos.
De salientar que, na mesma freguesia e na zona de implementação do Museu, estão ainda instalados o Centro de Formação Profissional de Vairão, a Estação Regional de Hortofloricultura, o Centro de Actualização Propedêutica e Formação Técnica, o ICAV - Instituto de Ciências Agrárias de Vairão da Universidade do Porto e o Laboratório de Investigação Veterinária.

REQUERIMENTO N.º /X ( )
PERGUNTA N.º 1569/X (4.ª) Еx.mo Sr. Presidente da Assembleia da República