O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

17 | II Série B - Número: 113 | 4 de Maio de 2009

Assunto: Traçado da Linha de Alta Velocidade Porto Vigo Destinatário: Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações Tomei conhecimento que a RAVE tem em curso estudos sobre o trajecto da linha de alta velocidade entre o Porto e Vigo/Corunha.
Sucede que fui informado que a RAVE está a considerar um estudo de traçado que, partindo da actual Estação de Campanhã, se dirige para Norte em direcção a Braga sem estar contemplada a passagem e a paragem no Aeroporto Francisco Sá Carneiro.
Ora, mesmo que apenas em hipótese, a possibilidade de construir uma linha AVE que una o Porto com as principais cidades da Galiza pode, quanto a mim, constituir um erro estratégico irrecuperável, se não servir adequadamente o aeroporto.
A inexistência de uma paragem/passagem desta linha de AVE no Aeroporto do Porto é incompatível com uma estratégia de captação e desenvolvimento do mercado galego de passageiros para aquela infraestrutura aeroportuária.
A competitividade e a capacidade de atracção de passageiros galegos para o Aeroporto do Porto não vão ser asseguradas com uma paragem em Campanhã e um transbordo que pode durar perto de uma hora, entre Campanha e o Aeroporto Sá Carneiro.
Como não imagino que esta articulação não esteja a ser reflectida nos estudos de trajecto da Linha AVE Porto/Vigo, solicito ao Governo que, por intermédio do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, me responda às seguintes perguntas:

REQUERIMENTO N.º /X ( )
PERGUNTA N.º 2189/X (4.ª) Ex.mo Sr. Presidente da Assembleia da República