O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

17 DE FEVEREIRO DE 1993

159

Crédito Predial Português; Banco Comercial Português; Banco Nova Rede; Banco Crédit; Caixa Geral de Depósitos.

d) No campo da saúde — a população de Ermesinde dispõe de:

Um centro de saúde de segurança social;

Três clínicas;

Sete farmácias;

Três laboratórios de análises;

Mais de uma dezena de consultórios médicos.

e) No campo das comunicações e transportes — Ermesinde goza de excelentes meios de transporte não só de e para o Porto mas também para o resto do País.

É servida pelas linhas de caminhos de ferro do Minho e do Douro, além de aqui terminar o ramal de Leixões.

Passam em Ermesinde 126 comboios de passageiros diariamente, além de um número variado de comboios de mercadorias, que ultrapassam as três dezenas diárias.

Tem 8 linhas de autocarros servidas por 798 carreiras, e algumas são desdobradas, que transportam vários milhares de pessoas para as diferentes localidades vizinhas, com especial incidência para o Porto.

Tem ligação com a AE Porto-Vila Real no nó de Ermesinde.

Tem ligação com a AE Porto-Braga no nó da Maia. Tem ligação directa com o Aeroporto de Sá Carneiro. Tem quatro praças de taxis.

f) No campo comercial e industrial — Ermesinde tem mais de uma centena de empresas comerciais, desde cafés, restaurantes, lojas de electrodomésticos, supermercados, ourivesarias, até mercearias, armazéns de bebidas, tecidos, stands de venda de automóveis, móveis, oficinas de reparações de automóveis, etc.

No sector industrial, fabrica maquinaria para vários fins, adubos, confecções, mármores, móveis, brinquedos, estamparias, tem indústrias de fundição, enchidos, lavandarias, empresas de construção civil, etc.

g) No campo dos serviços:

Polícia de Segurança Pública de Ermesinde; Repartição de Finanças de Ermesinde; Cartório Notarial de Ermesinde; Conservatória do Registo Civil de Ermesinde; Mercado municipal (com feira bissemanal e mercado diário);

Estação dos correios, telégrafo e telefones;

Estação de caminhos de ferro (que serve vários

milhares de passageiros por dia); Três igrejas; Duas capelas; Dois cemitérios;

Escola de condução de automóveis;

Jornal regional quinzenal (A Voz de Ermesinde).

Outras considerações

1 — A relação do número de eleitores das diferentes freguesias do concelho de Valongo, referente a Maio de 1992, era

Alfena linha 9195 eleitores; Campo unha 5866 eleitores;

Sobrado tinha 4725 eleitores;

Valongo tinha 10 924 eleitores;

Total das quatro freguesias — 29 924 eleitores.

Em Ermesinde, na mesma data existiam 28 134 eleitores.

Pela evolução estatística não nos admiramos se no próximo ano o número de eleitores de Ermesinde ultrapassar o da soma das restantes quatro freguesias do concelho.

2 — É do conhecimento público o desentendimento que grassa entre o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Valongo e os Srs. Vereadores pela desigualdade manifestada no tratamento das questões de Ermesinde. É difícil compreender que, contribuindo Ermesinde com o triplo de impostos dos da freguesia de Valongo, seja contemplada com a terça parte dos empreendimentos da sede do concelho.

3 — Em Portugal há quase 150 concelhos com menos habitantes que Ermesinde e muitos deles com menos estruturas básicas do que as existentes em Ermesinde.

4 — Como dissemos, são quase 16 000 ermesindenses que assinaram connosco o abaixo-assinado que anexamos, o que retrata bem a vontade da população.

Com a lista atrás mencionada do que mais relevante existe em Ermesinde, cremos ter demonstrado que esta cidade possui estruturas básicas suficientes para ser sede de concelho.

Sabemos, entretanto, que aqui há imensas lacunas, (antas que não chegaria uma folha de papel para as enumerar, mas, se forem os Ermesindenses a gerir os seus próprios dinheiros, é óbvio, disso temos a certeza que tais lacunas se irão dissipando com muito mais brevidade do que a verificada actualmente.

Resta-nos aguardar que quem de direito aceite as razões que nos assistem e faça accionar o processo que defendemos de Ermesinde a concelho.

0 1° Subscritor, Presidente da Direcção da Associação Amigos de Ermesinde.

Nota. — Desta petição foram subscritores 15 346 cidadãos.

PETIÇÃO N.9 180/VI (2.9)

APRESENTADA POR ANTÓNIO ALEXANDRE RAPOSO E OUTROS, SOLICITANDO A REALIZAÇÃO DE UM DEBATE EM PLENÁRIO E A ADOPÇÃO DE MEDIDAS QUE GARANTAM A VIABILIZAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DO EMPREENDIMENTO DE FINS MÚLTIPLOS DO ALQUEVA.

Ex.n" Sr. Presidente da Assembleia da República

1 — O futuro de um Alentejo desenvolvido depende em muito da água e do seu aproveitamento.

Água é vida! Para o Alentejo a água transformará extensas áreas de sequeiro em áreas verdes.

2 — Um pleno aproveitamento das disponibilidades aquíferas implica a realização do empreendimento de fins múltiplos do Alqueva.

3 — O empreendimento de fias múltiplos do Alqueva

Beneficiará cerca de 200 000 ha de solo agrícola, garantindo simultaneamente, nos períodos de seca, a água necessária aos actuais perímetros inseridos no sistema, bem como às áreas de incidência do empreendimento;

Terá uma capacidade de produção energética própria em ano médio, de cerca de 1800 GWh;