O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0108 | II Série C - Número 011 | 29 de Junho de 2002

 

O
60 - A globalização trouxe outras perspectivas às questões dos maus governos, da lavagem de dinheiro e dos paraísos fiscais.
61 - É necessário um esforço de coordenação das normas e regulamentações dos diferentes sistemas fiscais a nível mundial.
62 - Há 19 países identificados como não cooperantes na luta contra a lavagem de dinheiro, devendo os membros da OCDE agir contra esses países.
63 - As técnicas de lavagem de dinheiro estão, em termos internacionais, em constante mutação, pelo que os países OCDE têm que se preparar constantemente para essa evolução.
64 - Os EUA declararam o seu apoio ao combate aos paraísos fiscais não cooperantes, às economias que violem os princípios económicos da OCDE e aos países que não colaborem na luta financeira contra o terrorismo.

P
65 - A reunião ministerial de Doha foi importantíssima para a manutenção do carácter multilateral do comércio internacional.
66 - O WTO vai continuar as negociações sobre temas clássicos que vêm, já, dos tempos do GATT, e dará início a negociações sobre novos temas.
67 - O ciclo Negociar/Aplicar/Negociar tem, sempre, como objectivo final o tornar mais fácil o acesso aos mercados.
68 - De Doha poderia ter saído o seguinte leme: Trade and Aid!
69 - O mundo desenvolvido deve procurar ajudar cada país a gerar a sua própria política comercial.
70 - Doha é um ponto essencial na evolução do comércio internacional, considerando que os progressos no caminho da liberalização estão ligados ao progresso e ao desenvolvimento económico, para além da mudança geo-política que aí se verificou, com a entrada da China no WTO, sendo, a partir de agora, a Rússia a única grande potência (militar, mas não comercial) a não pertencer à WTO.

Lisboa, 25 de Março de 2002. - O Deputado do PSD, Rui Gomes da Si1va.

A Divisão de Redacção e Apoio Audiovisual.