O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0022 | II Série C - Número 059 | 24 de Junho de 2006

 

- Visita às instalações do Parque de Material e Oficinas, (PMO), em Vale de Gatos acompanhada pela Administração e equipa técnica da Concessionária
- Recepção pelo Conselho de Administração da Concessionária MTS
- Breve apresentação do Projecto MST, do seu actual estado de concretização e esclarecimento de dúvidas
11h00m - Percurso PMO - Corroios - Laranjeiro, realizado no veículo Combino, (material circulante do MST)
11h30m - Visita às obras no Centro-Sul, Pragal e Monte da Caparica, por mini-bus, do PMO ao concelho de Almada, passando:
- pelo viaduto da Av. 23 de Julho, em Barreiro Antunes
- pelo viaduto da A2 que faz a ligação ao chamado Triângulo da Ramalha
- junto à estação da Universidade (Monte da Caparica)
13h00m - Fim da visita ao MST
13h15m - Almoço de trabalho com a Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS), no restaurante Dia-a-Dia, Costa da Caparica
14h30m - Conferência de Imprensa com o Presidente da COPTC e a Presidente da AMRS, Dra. Ana Vicente
15h00m - Fim da visita

Quando a comitiva parlamentar chegou ao Parque de Materiais e Oficinas da Sociedade Concessionária MTS - Metro Transportes do Sul, SA, constituída em Abril de 2002, foi recebida por vários quadros da empresa, designadamente pelo Presidente do Conselho de Administração José Luís Brandão, e também por autarcas da região de Setúbal, nomeadamente a Presidente da Câmara de Almada, Palmela e Seixal. O Encarregado de Missão do Projecto Metro Sul do Tejo, Eng.º Marco Aurélio Martins, também esteve presente.
O Sr. Presidente do Conselho de Administração, Dr. José Luís Brandão, fez uma apresentação do projecto Metro Sul do Tejo, secundada em documentação apresentada em power point com datashow, respeitante à estrutura accionista, ao equipamento circulante, sistema de exploração da concessão, traçado da rede, investimento e recursos financeiros na obra, entre outros (cfr. Anexo único).
A concessionária é composta pelos seguintes accionistas:

- A Joaquim Jerónimo, Lda. - empresa-mãe do Grupo Barraqueiro - (responsável pelo fornecimento do equipamento de bilhética, pela operação e manutenção das infra-estruturas e do material circulante).
- A Teixeira Duarte, Mota & Companhia, Engil e Sopol, formam o grupo de empresas de construção civil, e constituíram-se num agrupamento complementar de empresas, designado por Metroligeiro, ACE. (responsável pela construção das infra-estruturas de longa duração da sua especialidade).
- A Siemens e a Meci, sendo a Siemens construtora e fornecedora do material circulante (responsável pelo equipamento de manutenção para o Parque de Material e Oficinas (PMO), e em conjunto com a Meci, responsável pelas infra-estruturas electromecânicas de longa duração).

Durante a visita de trabalho, expressaram-se diversas preocupações e sensibilidades em ordem da concepção e execução do Projecto Metro Sul do Tejo (por vezes, com pontos de vista e perspectivas de interpretação divergentes, entre a concessionária, os autarcas e o concedente), designadamente:

- Execução das obras e a aprovação do Projecto de Execução pelo Concedente;
- Requalificação dos espaços exteriores;
- Parques de estacionamento e o Plano de Mobilidade;
- Soluções para o Interface de Cacilhas;
- Triângulo da Ramalha e a (re)avaliação do seu traçado;
- Terrenos disponibilizados pelos municípios;
- Cumprimento dos protocolos e dos contratos de concessão assinados.

4. Conclusão

Com esta visita de trabalho ao metropolitano do Sul do Tejo, a COPTC termina, nesta sessão legislativa, um périplo de visitas a todas as empresas, públicas e/ou privadas, concessionárias da construção e exploração da rede metropolitana nacional. Depois dos Metros do Porto e de Lisboa, os Srs. Deputados visitaram o Metro Sul do Tejo, um projecto de grande importância nacional, com enorme impacto na vida e mobilidade dos cidadãos da área metropolitana de Lisboa.

Palácio de S. Bento, 31 de Maio de 2006.
O Deputado Relator, Nuno Cunha Rolo - O Presidente da Comissão, Miguel relvas.

Nota: O anexo encontra-se disponível para consulta nos serviços de apoio.

A Divisão de Redacção e Apoio Audiovisual.