O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

8 | II Série C - Número: 045 | 14 de Abril de 2007

Dia 12

Por volta das 9 horas e 40 minutos, a comitiva parlamentar chegou à Câmara Municipal de Viana do Castelo, onde foi recebida pelo Sr. Presidente da Câmara, Dr. Defensor Moura.
No salão nobre dos Paços do Concelho foi feita a reunião programada sobre a Ponte Eiffel sobre o Rio Lima, com diversas pessoas presentes, designadamente o Presidente do Conselho de Administração da REFER, Eng.º Luís Sousa Pardal, vereadores do executivo municipal, presidentes de junta das freguesias do município, Comissão de Acompanhamento da Assembleia Municipal das obras na Ponte Eiffel, Comissão de Utentes da Ponte Eiffel, entre outros.
O Eng.º Andrade Gil, Director-Geral de Engenharia e Infra-Estruturas da REFER, efectuou uma apresentação em PowerPoint (Anexo I) sobre o histórico, enquadramento e evolução das obras na Ponte Eiffel (uma ponte que data do final do século XIX). As obras referentes ao alargamento do tabuleiro da ponte prevêem-se concluídas em Outubro de 2007. Entretanto vai ser lançada uma outra empreitada para reforço dos pilares e das fundações da ponte que poderá iniciar-se em simultâneo com a intervenção precedente.
No final da reunião, para além dos Srs. Presidentes da Câmara Municipal e Assembleia Municipal de Viana do Castelo e da comissão de utentes acima referida, intervieram os Srs. Deputados Jorge Fão, Luís Campos Ferreira (PSD), Honório Novo, Abel Baptista e Helena Pinto.
De seguida, fez-se uma visita à ponte para visualização, no terreno, do estado das obras.

Por volta das 12 horas, a comitiva chegou a Esposende, onde foi recebida pelo Sr. Presidente da Câmara, Dr. Fernando João Cepa. Conforme acordado, seguiu-se uma reunião na sala das sessões da câmara municipal, com a presença do Eng.º José Manuel Soares (administrador das Estradas de Portugal, SA) e do Director de Empreendimentos da EP, Eurico Costa, responsável pela obras na ponte de Fão, tendo este feito uma apresentação, ancorada em PowerPoint, sobre o projecto de intervenção técnica na citada ponte (Anexo II). O Eng.º Eurico Costa referiu que a intervenção estará concluída a 15 de Julho e revelou, ainda, que até à Páscoa, os caminhos paralelos à A28 entre Fão e Esposende deverão estar pavimentados.
Ficou registado, também, que a Ponte de Fão terá capacidade para veículos até 30 toneladas de três eixos e com dimensões de cerca de seis metros.
Nesta sessão, para além do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Esposende, intervieram os Srs. Deputados Isabel Jorge, Fernando Santos Pereira, Honório Novo, Paulo Carvalho (CDS-PP) e Helena Pinto.
De Esposende a comitiva dirigiu-se para Braga, para a estação da CP, tendo lá chegado às 16 horas e15 minutos. Estavam presentes, entre outros, o Administrador da CP e Presidente da Comissão Executiva da CP Porto, Dr. Adriano Moreira, o Presidente do Conselho de Administração da REFER, Eng.º Luís Sousa Pardal, e a Dr.ª Otília Sousa, Vice-presidente da Comissão Executiva da CP Porto, autora de uma apresentação, em PowerPoint, sobre o presente e o futuro da CP da região Porto (Anexo III).
Na sobredita reunião, intervieram os Srs. Deputados Fernando Jesus, Isabel Jorge, Fernando Santos Pereira, Honório Novo, Hélder Amaral e Helena Pinto.
À noite, por volta das 21 horas, na Casa do Roseiral, o Sr. Presidente da Câmara Municipal do Porto, Dr.
Rui Rio, ofereceu um jantar à comitiva parlamentar.

Dia 13

Por volta das 9 horas e 30 minutos, a deputação parlamentar foi recebida na Câmara Municipal de Matosinhos, na presença do Sr. Presidente, Dr. Guilherme Pinto. Numa das salas do edifício do executivo municipal realizou-se uma reunião, onde foram abordadas questões relacionadas com as obras e os investimentos, públicos e privados, no município de Matosinhos e respectiva região, com destaque para o porto de Leixões.
Da reunião camarária a comitiva seguiu para Leça da Palmeira, local do porto de Leixões, onde a comitiva chegou por volta das 10 horas e 30 minutos. Estavam presentes da administração do porto do Douro e de Leixões os administradores João Pedro Matos Fernandes e José Lima Torres, dada a ausência do presidente, Dr. Ricardo Fonseca.
O Eng.º Matos Fernandes realizou uma apresentação, suportada em PowerPoint (Anexo IV), sobre a situação dos projectos em desenvolvimento no porto de Leixões.
O porto de Leixões é a maior infra-estrutura portuária do norte de Portugal, a qual movimenta 14 milhões de toneladas de mercadorias por ano e representa 25% do comércio externo nacional. Em média, operam mais de 3000 navios por ano neste porto, constituindo um hinterland de 14 milhões de habitantes.
Em 2006 atracaram 45 cruzeiros (que se prevê aumentar com o novo terminal de cruzeiros) e cerca de 21 000 passageiros e 10 000 tripulantes, factores com grandes externalidades positivas para a região.
Na reunião abordaram-se temas relativos à estratégia de desenvolvimento do porto de Leixões, os seus problemas e desafios, designadamente as questões relacionadas com a futura construção e gestão de uma plataforma logística.