O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

11 | II Série C - Número: 058 | 25 de Maio de 2007


5 — Proporemos novo encontro com o Embaixador americano em Lisboa. E haveremos de nos dirigir ao Ministro dos Negócios Estrangeiros para estabelecer de modo mais formal o diálogo com o Grupo, o qual, aliás, tem existido por vias informais.
6 — Estaremos abertos para acolher entidades americanas de visita ao Parlamento ou ao nosso país.
7 — Propomo-nos valorizar, como elemento significativo da amizade entre Portugal e os Estados Unidos, o cinquentenário da lei especial que abriu uma quota especial de imigração para as vítimas da erupção do vulcão dos Capelinhos, na ilha do Faial, ocorrida em 1957. Essa lei foi da autoria do então Senador do Massachusetts, John Kennedy, e teve antecedentes em diligências feitas na Assembleia Legislativa do mesmo Estado. Em tais comemorações seriam envolvidas as entidades parlamentares dos Estados que acolheram os nossos compatriotas, despojados de casas e outros bens pela devastação então ocorrida. Alguns desses emigrantes talvez ainda sejam vivos; mas deles há muitos descendentes, já cidadãos americanos, certamente interessados nessa evocação.
8 — Acompanharemos a evolução do processo político nos Estados Unidos, que começa já a ser marcado pelas eleições presidenciais de 2008, perspectivando o impacto dele nas relações luso-americanas e transatlânticas. Consideramos a possibilidade de organizar um encontro com académicos e especialistas na matéria, para esclarecimento e debate dos diversos pontos de vista.
9 — A eventual visita da delegação do Grupo Parlamentar de Amizade aos Estados Unidos terá de ter orçamento à parte. Para as actividades aqui elencadas propomos um orçamento global idêntico ao do ano passado, ou seja, 2500 euros.

Lisboa, 25 de Abril de 2007.

(a) A documentação encontra-se disponível, para consulta, nos serviços de apoio.

A Divisão de Redacção e Apoio Audiovisual.