O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

282 11 SERIE + NUMERO 5-cRy

manha, amanha, depois de amanha, sdbado; domingo, etc. O problema nao é esse. Acho normal que se aponte para a terga-feria, dia 10. Encantado. A Comissao tem reunido as tercas-feiras: Acho esquisito que depois se diga que se terca-feira nao chegar reuniriamos quarta- -feira. Porqué quarta-feira? Por que nao quinta, sexta, sabado, domingo? Dir-me-ao: e por que nao quarta- -feira? Pessoalmente, porque quarta-feria nao posso ca estar, ou seja, tenho a médica quantia de sete julga- mentos. Nao posso ca estar, mas, enfim,:uma andori- nha nao faz a Primavera. Mas, acho esquisito: nado em- prestei a minha agenda a ninguém. Nao é ad hominem, mas nao vejo por que é que haja'de ser quarta-feria. Ao invés de comecar a reuniao na terca-feria por que nao se comeca na segunda-feira, ou n&o se vai esta se- mana até ao fim? O proponente adora as quartas-feiras na subsequéncia das tercas-feiras. Quando estas nao chegam continua-se na quarta-feira. Porqué quarta? A minha proposta é que se trabalhe hoje — terca-feira — quarta, quinta, sexta, sabado, domingo, segunda e terca e se nao chegar, quarta, sendo certo que quarta nao poderei ca estar.

O Sr. Presidente: — Tem a palavra‘o Sr: Deputado Domingues Azevedo.

O Sr. Domingues Azevedo (PS): — Sr. Presidente, nao me ia pronunciar quanto ao contetido do relat6- rio em si, porque estavamos ainda, segundo eu bem entendi, no dominio da metodologia. A minha inter- pretacdo é que este € um dos momentos mais nobres desta Comissdo e pressionar, em termos de timing, duas reunides apenas para discussao desse relatorio acho que é excessivamente pouco. Acho que é excessivamente pouco porque por uma leitura muito cruzada que fiz do relatorio levantam-se-me algumas questdes de fundo, algumas quest6es até de elei¢éo dos préprios quesitos, das respostas que séo dadas, como foi referido pelo meu camarada Carlos Candal, etc. Penso, que neste momento, o tempo e as reunides que se pretendem ca- lendarizar para a discusséo sAo excessivamente exiguos para um debate que, do nosso ponto de vista, se quer sério e para um debate que nao podera estar, sob pena de ficar enfraquecido, tao limitado a este espaco de tempo.

E evidente e penso que nao esta no espirito de nin- guém comecar hoje por produzir qualquer debate so- bre o relatério, que agora nos foi entregue e que de- vemos ter tempo para assimilar o seu conteiido. Sendo assim, faria a seguinte proposta dentro do espirito enunciado pelo Sr. Deputado Carlos Candal: que, neste momento, apontassemos no minimno para qua- tro sessGes de discussao deste relatdério, sem prejuizo de, com o decorrer dos trabalhos, virmos a ter, ou nao, necessidade de alongarmos este periodo. Penso que sera muito duro fazer este debate todo de seguinda. Pode- riamos talvez calendarizar, por exemplo, dois dias na proxima semana e dois na seguinte, sendo que o de- correr dos trabalhos nos dara uma nogdo exacta se sera, ou nao, necessdrio mais tempo para esta discussao, isto é, se a Comissfo se considera, ou nao, apta a proce-

_der a sua votacéo. Penso que nado podemos estar de acordo com a afirmacdo feita de imediato, que iremos discutir este relatério em duas sessGes — terca-feira e quarta-feira e na quinta-feira votac¢éo, porque nao pro- porciona a criacao de quaisquer condi¢6es para um de- bate aprofundado, que pretendemos sobre esta questao.

O. Sr! Presidente: — Tem»a palavra o Sr: Deputado Vieira de Castro.

O Sr. Vieira ‘de Castro (PSD): — Tudo depende da- quilo que se quiser discutir. Evidentemente que’ se’ se quiser recapitular tudo desde a primeira reuniao nao serao: precisas's6 quatro reunides, teremos‘de' fazer 15, Se, proventura, se quiser discutir 0 relatério isso: far- -se-A'seguramente em menos tempo) Nao nossa in- tencao recapitular aquilo que ja esta: feito, porque’ est4 gravado’ ou ja esta vertido no “papel em actas, »0s documentos ja esto juntos ao processo e nao vamos inventar.: No entanto, se quisermos: repetir mais n' ve- zes aquilo' que ja foi dito, evidentemente’ que quatro reunides & pouquissimo, éexiguovediria até» que’ 40 nao chegam!

O'Sr. Carlos Candal (PS): — Também n4o’ exage- remos!

O Sr. Vieira de Castro (PSD): — Temos ‘de encon- trar uma metodologia que possibilite a discussao «quanto baste» do relatério. Julgo que é esse o espi- rito que nos anima, é discutir o relatério e nao dis- cutir tudo’ o que’ja esta discutido''e o que consta do papel.

A Sr.* Odete Santos (PCP): — Discutido ainda nao esta nada!

O Sr: Vieira de Castro (PSD): — Ja esta tudo no re- latério — em principio estara — e’vamos fazer a dis- cussdo a volta disso. O que quero dizer é que’ repetir intervenc6es que ja foram feitas no passado 7 vezes nao interessa fazé-lo de novo.

Se'se entende qtie uma reunido nao chega, pois bem, fagamos duas, uma na terca-feira’ a tarde, outra na quarta-feira durante todo o dia e toda a noite e faca- mos a votacdo na quinta-feira. Temos’muita pena que o Sr. Deputado Carlos Candal nao possa estar presente na proxima quarta-feira, mas nds também temos aqui uma limitacao, porque VV./Ex.**sestao-a esquecer, € o Sr.) Presidente ja ia recordar, que nds ja pedimos uma prorroga¢ao eineste momento, salvo erro —+.0 Sr. Pre- sidente corrigir-me-4'— os nossos’trabalhos tém de es- tar concluidos no dia/17....

OUST. Presidente: — Quinze.

O Sr. Vieira de Castro (PSD): — i ..:e com as qua- tro reunides; que,'no minimo, ‘6 Sr.'Deputado Domin- gues Azevedo propés, e com a calendariza¢ao proposta — duas nesta semana e°duas na ‘préxima’— 6 evidente qué o prazo'serdultrapassado, portanto essa metodolo- gia esta prejudicada:’ Podemos adoptar a do’Sr. Depu- tado Carlos Candal, que é detrabalhar sdbados e do- mingos, como qué concordamos. ‘Teremos 'é de «acertar agulhas» entre nds, por forma‘a discutir efec- tivamente o relatério. Repito, devemos discutir «quanto baste»,

O Sr. Presidente: — Tem a palavra o Sr. Deputado Domingues Azevedo.

O Sr: Domingues Azevedo (PS): — Sr. Presidente, é evidente, e falo por experiéncia de outras comissdes, © prazo nao-é argumento suficiente para’ se invocar 4 discussao deste relatorio!a toda:a pressa, porque sabe-