O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

5 | - Número: 029 | 17 de Julho de 2010

Os membros associados participaram igualmente nos trabalhos, designadamente: Assembleia legislativa África Oriental, Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, Comité Interparlamentar da União Económica e Monetária África Ocidental (UEMOA), Parlamento da Comunidade Económica dos Estados da África de Ocidental (CEDEAO) e o Parlamento latino-americano.

Os observadores compreenderam, inter alia, representantes: i) Do sistema das Nações Unidas: Banco mundial, UNICEF, ACNUR, OIT, ONU, OTICE, OMS, OIAC; da Liga dos Estados Árabes, do Comité Internacional da Cruz-Vermelha (CICR) e da Organização Internacional para as Migrações (OIM); ii) Da Assembleia Interparlamentar da ASEAN, Assembleia Parlamentar Asiática (APA), Assembleia Parlamentar para o Mediterrâneo (APM), Assembleia Parlamentar da União da Bielorrússia e da Federação Russa, AWEPA, ASSECAA, Fórum AMANI, SADC, do Conselho consultivo do Magreb, do Parlamento Pan-africano, da União Interparlamentar Árabe, da União Parlamentar Africana, da União Parlamentar dos Estados-membros da Organização da Conferencia islâmica (UPMOCI);

Além das referidas, é de destacar que uma delegação do Congresso dos Estados Unidos esteve presente na qualidade de observador com o propósito de uma eventual reinscrição.
No total, 1248 delegados participaram na Assembleia, dos quais 621 Parlamentares, 36 Presidentes de Parlamentos, 47 Vice-Presidentes e 178 mulheres (28,7 %).

Ponto de urgência A 28 de Março, o Presidente informou a Assembleia sobre os pedidos de inscrição de um ponto de urgência na ordem de trabalhos da Assembleia: ―O papel dos parlamentos no reforço da solidariedade da comunidade internacional com os povos do Haiti e do Chile perante as catástrofes devastadores que sofreram e a necessidade de se intervir com urgência em todos os países vulneráveis a desastres naturais de forma a prevenir, avaliar e minimizar as consequências de catástrofes e sua atenuação‖.
(proposta apresentada pelas delegações de Cuba, França, Reino Unido e Uruguai); ―As violações israelitas dos direitos religiosos e culturais do povo palestino, em particular em Jerusalém e seus arredores; Rejeição do anúncio feito por Israel de incluir como seu património nacional os muros da antiga cidade de Jerusalém, as Mesquitas al’Haram al’Ibrahimi e Bilal Ibn Rabah; e o apelo para que Israel cesse todas as suas actividades de colonização, em particular em Jerusalçm‖.
(proposta apresentada pela delegação da Palestina em nome do Grupo Árabe e pela delegação da República Islâmica do Irão).

A Deputada Regueiferos Linares (Cuba) fez uso da palavra sobre a primeira proposta salientado que, dado o número de pessoas que ficaram sem emprego em resultado dos trágicos terramotos do Haiti e no Chile, apenas a boa vontade não era suficiente. Referiu, ser particularmente verdade para o Haiti onde o número de desempregados se havia multiplicado e a população estaca a viver em condições extremamente precárias.
Nestas circunstâncias, a ajuda multilateral teria que ser organizada em cooperação com os governos dos próprios países.
O Deputado Boutouiga (Argélia) manifestou a sua oposição a este ponto de urgência. Explicou que ambos os terramotos eram o resultado de causas naturais e que, apesar de terem praticamente destruído o Haiti, os terramotos sempre existiriam e continuariam a existir no futuro. No entanto, o drama que ameaça o médio oriente era de uma natureza completamente diferente e a comunidade internacional, no seu conjunto, corria o risco de uma erupção eminente nessa região.
O Deputado Al-Majali (Jordânia) assinalou que a continuação da colonização do território palestiniano por parte de Israel era uma flagrante violação dos direitos do povo palestiniano, agora acentuado pela decisão de Israel de anexar certos lugares sagrados do Islão e do Cristianismo. Israel não fazia nenhum esforço para Consultar Diário Original