O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

10 | - Número: 010 | 12 de Junho de 2013

As 15 tipologias criminais mais participadas em 2012 totalizaram 268.552 registos, menos 25.691 (-8,7%) que em 2011.

Comparando os registos de 2012 e 2011, no que respeita aos 15 delitos mais participados, sofreram variações positivas os seguintes crimes: “condução com taxa de álcool igual ou superior a 1,2 g/L” (+9%) e “incêndio/fogo posto em floresta, mata, arvoredo ou seara” (+46,6%).
As variações negativas mais significativas verificam-se ao nível dos crimes de “furto em edifício comercial ou industrial com arrombamento escalamento ou chaves falsas” (-19,8%), o “furto de veículo motorizado” (18,7%), o “furto em veículo motorizado” (-14%), o “furto em residência com arrombamento escalamento ou chaves falsas” (-11,1%) e nos “outros furtos” (-70,7%) o qual se deve, como já referido, à autonomização de uma série de crimes de furto que estavam contemplados anteriormente nesta categoria. Merecem especial destaque, os “furto de metais não preciosos” (15.171 casos), crime que tem vindo a assistir a uma frequência elevada de casos, nos õltimos dois anos, e o “furto de oportunidade/de objetos não guardados” (7960 casos).

2.2. Criminalidade por grandes categorias Analisando as grandes categorias da criminalidade participada, a partir das ocorrências registadas por cada força de segurança, evidencia-se o seguinte:
Os crimes contra o património (-4,4%) e crimes contra as pessoas (-5%) -, registaram decréscimos consideráveis. Destaca-se, paralelamente, a descida observada nos crimes previstos em legislação avulsa (5,1%). Pelo contrário, os crimes contra a vida em sociedade observaram um acréscimo de 13,5%, bem como os crimes contra o Estado, que registaram uma subida de 7,3%.

Nos crimes contra as pessoas destacaram-se, pelo elevado número de participações, nomeadamente a “ofensa á integridade física voluntária simples”, a “violência domçstica contra cônjuge ou análogos” e a “ameaça e coação”.


Consultar Diário Original