O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Assim, das entidades sujeitas ao sistema de avaliação realizado em 2014, 273 desenvolvem atividade de abastecimento público de água, 283 atividade de saneamento de águas residuais urbanas, e 281 atividades de gestão de resíduos urbanos.

Tendo em vista a correta continuidade do sistema de avaliação da qualidade do serviço e de forma a permitir a capacitação das entidades gestoras, realizou sessões de esclarecimento (5 sessões) tendo como destinatários os técnicos das entidades gestoras de água e resíduos, manteve a disponibilização do fórum “Qualidade de serviço”, disponível no Portal da ERSAR (http://portal.ersar.pt), disponibilizou apoio permanente através de contacto telefónico entre os técnicos das entidades gestoras e os da ERSAR e deu formação a 40 auditores externos sobre o sistema de avaliação da qualidade de serviço.

Importa referir também, no domínio das atividades desenvolvidas pela ERSAR ao longo do exercício de 2014, o acompanhamento do processo de alienação do capital da EGF na vertente de regulação económica, tendo em conta as relações com a implementação do regulamento tarifário do serviço de gestão de resíduos urbanos, bem como o acompanhamento dos trabalhos de preparação e seguimento do PERSU 2020, do PENSAAR 2020 e dos trabalhos de preparação do Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR), na vertente de gestão de resíduos. Destaca-se, ainda, o contributo da ERSAR, enquanto Entidade com Responsabilidades Ambientais Específicas (ERAE), no âmbito da avaliação ambiental do PERSU 2020, ao nível do relatório de fatores críticos para a decisão e do relatório ambiental preliminar.

No âmbito da regulação económica merece destaque a implementação, pela primeira vez, e na sequência do quadro legal e regulamentar entretanto aplicável aos tarifários destinados aos utilizadores finais, a preparação do modelo de análise e emissão de pareceres sobre os projetos tarifários para o exercício seguinte dos sistemas municipais, abrangendo todo o universo de entidades municipais, bem como, a análise, preparação e implementação do novo modelo de parecer para suporte à decisão de fixação de tarifas para 2015 dos sistemas multimunicipais de titularidade estatal, que passou a ser competência direta da ERSAR, em resultado da alteração dos seus Estatutos, que entraram em vigor no dia 1 de abril de 2014.

Ainda no âmbito da regulação económica é importante referir a aprovação, pelo Conselho de Administração da ERSAR, do Regulamento Tarifário do serviço de gestão de resíduos urbanos e da sua posterior homologação nos termos do n.º 1 do artigo 19.º do referido diploma (publicado no Diário da República, 2.ª Série, de 15 de abril), bem como a preparação e apresentação ao Conselho Consultivo, na sua reunião de 15 de dezembro de 2014, da versão provisória do regulamento tarifário dos serviços de águas.

Entretanto prosseguiu a recolha e tratamento de informação sobre custos e proveitos de todas as entidades gestoras de sistemas municipais e intermunicipais para efeitos monitorização das tarifas e de avaliação do grau de cobertura de custos no setor das águas e dos resíduos, utilizando-se para tal a funcionalidade do módulo de regulação económica designada por “reporte de contas”, a recolha dos tarifários de todas as entidades gestoras de sistemas municipais e intermunicipais, a validação do cálculo dos respetivos encargos para o utilizador final doméstico e verificação da conformidade dos tarifários às recomendações da ERSAR e a publicação no sítio da ERSAR dos encargos para o utilizador final doméstico por Concelho.

Em 2014, à semelhança do que sucedeu nos anos transatos, a ERSAR procedeu à preparação e realização de diversas conferências/seminários e similares no âmbito da vertente de Regulação e da Autoridade Competente.

Importa também referir as parcerias desenvolvidas com universidades e entidades/especialistas de reconhecida competência para o desenvolvimento de alguns estudos e projetos de relevante interesse para o setor.

Realizaram-se vários trabalhos tipográficos associados às diferentes produções ERSAR, nomeadamente da série editorial dos “Guias Técnicos”, dos “Cursos Técnicos”, dos “Cadernos de Sensibilização” e do “RASARP”, entre outros. Em paralelo, fizeram-se algumas publicações em formato digital, designadamente ao nível das “Intervenções Públicas”, dos “Relatórios de Atividade”, dos “Planos de Atividade” e do “RASARP”.

Foram ainda desenvolvidas durante o ano outras atividades de carácter estratégico e operacional, designadamente de apoio técnico às entidades gestoras, de articulação com o exterior e de comunicação e imagem, para além das atividades específicas de gestão de recursos humanos, de recursos físicos e tecnológicos, as quais podem ser analisadas com maior detalhe no Relatório de Atividades relativo ao ano de 2014.

Ainda no âmbito da regulação comportamental foi dada especial atenção à análise e resposta de reclamações de consumidores, que beneficiando da disponibilidade de canais cada vez mais acessíveis têm vindo a crescer.

Recursos financeiros

Como atrás se referiu, a atividade da ERSAR é financiada exclusivamente por receitas próprias decorrentes da aplicação da taxa de regulação, nos termos da Portarias n.º 160/2010, de 15 de março (que revogou a

95