O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Do exposto conclui-se que o reforço dos recursos humanos contínua a constituir um dos aspetos prioritários para assegurar o normal funcionamento da ERSAR, pelo que complementarmente recorreu-se, dentro da disponibilidade orçamental e financeira, à contratação, em regime de prestação de serviços, de empresas e pessoal qualificado para prestarem apoio à ERSAR no desenvolvimento de estudos, projetos e consultadoria nas diversas valências técnicas no âmbito da sua atuação.

O Conselho de Administração continua a considerar como imprescindível o reforço do mapa de pessoal da ERSAR, pelo que foi previsto, na elaboração da proposta de orçamento para 2015, a contratação de novos trabalhadores.

As contas da Entidade Reguladora relativas ao exercício de 2014 espelham o resultado das atividades desenvolvidas pela ERSAR acima mencionadas.

Balanço

Ativo não corrente

O ativo fixo tangível da ERSAR ascendia, no final do ano, a 614 mil euros, líquido das respetivas depreciações, sendo que o equipamento administrativo e o equipamento básico representavam 97,93% do valor global constante da referida rubrica do balanço.

A conta de equipamento administrativo representava, per si, 49,40% do valor total do ativo fixo tangível, resultando esta situação das aquisições de mobiliário e artigos de decoração, de equipamento de escritório e de equipamento social efetuadas nos anos transatos e no ano objeto de análise, sendo de destacar, neste último ano, as aquisições de cabides de pé alto, cadeira, máquina de encadernar, ecrã multitouch, plasma, upgrade da central telefónica e telefones, portáteis, teclados e ratos, unidades de disco, módulos 3G para portáteis, memórias RAM, digitalizador de produção, servidores e unidades de storage e equipamento de rede.

Quanto à conta de equipamento básico, a qual representava 48,53% do total da rubrica do ativo fixo tangível, pode-se afirmar que a mesma é resultado, por um lado, das benfeitorias realizadas nos anos transatos nas instalações com as consequentes adaptações e readaptações de salas e espaços às necessidades desta Entidade Reguladora, em especial daquelas que resultaram da preparação e adaptação do espaço inicialmente arrendado e, por outro, da continuidade do plano data center iniciado no ano 2012.

A conta de equipamento de transporte representava 1,98% do total do ativo fixo tangível e reflete as aquisições e respetivas depreciações relativas à frota automóvel da ERSAR, a qual é composta por 10 veículos, 3 adquiridos em 1999 - um dos quais um sofreu uma grande reparação no ano de 2011 -, um adquirido em 2000, 4 adquiridos em 2006 e 2 adquiridos em 2007.

Por fim, a conta de outros ativos fixos tangíveis representava 0,09% do total constante na rubrica objeto de análise, não tendo expressão no valor global em causa.

Un: euro

31 de Dezembro de

2014

31 de Dezembro de

2013

ACTIVO

Activo não corrente

Activos fixos tangíveis 6 614 284,53 554 857,06

Propriedades de investimento

Goodwill

Activos intangíveis 7 9 266,79 12 018,02

Activos biológicos

Participações financeiras - método da

equivalência patrimonial

Participações financeiras - outros métodos

Accionistas/sócios

Outros activos financeiros

Activos por impostos diferidos

623 551,32 566 875,08

RUBRICAS NOTAS

DATAS

99