O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

 

O Orador: - Não há problema! É à Junta Metropolitana do Porto… O Sr. Deputado está enganado na direcção para onde orienta as suas questões! Se fosse sobre o metropolitano de Lisboa, poderia ter razão, porque na Metropolitano de Lisboa o Estado é 100% accionista. Mas no do Porto não é assim! Portanto, peço-lhe um favor: coloque essas questões à Junta Metropolitana do Porto, sendo certo, como lhe disse, que há um a posição de total abertura por parte do Governo para estar sempre em condições de discutir todos estes pontos, ou outros, para vermos o que é melhor.
Ponto de entendimento: vamos fazer isto! É isto que estamos a tentar concretizar, em conjunto com a empresa do Metro do Porto.
Neste momento, Sr. Deputado Fernando Jesus, não está negociado nem 30, nem 10, nem 20, o que quer que seja. O que está negociado é o financiamento para o concurso e para a execução da obra que foi adjudicada. Para isto, está negociado o financiamento e é isto que deve ser concretizado.
Quanto às outras questões que aqui foram colocadas, e algumas irão ser respondidas pelos meus colegas, gostaria de dizer, no que toca a Vila Nova de Gaia, que tem havido - tal como com a generalidade dos Srs. Presidentes de Câmara, com quem tenho a oportunidade de trabalhar muito de perto - um excelente relacionamento com o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, não só em relação a ele próprio como à generalidade das pessoas com responsabilidades políticas em Vila Nova de Gaia, no que toca à resolução de questões concretas que têm a ver com as suas populações, e que é obrigação do Governo ajudar a resolvê-las.
Eu próprio irei visitar Vila Nova de Gaia, suponho que no próximo dia 10, e irei ter oportunidade de, no local, verificar como é que está o andamento de algumas das realizações que o Ministério do Equipamento Social, quer comigo como titular quer no passado, já tinha decidido arrancar.
Só para lhe dar um exemplo relativamente à questão que colocou acerca das passagens desniveladas, já acordei com o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia a concretização, nesta fase, de três passagens desniveladas, que já estão definidas; tudo isto está resolvido.
Os acessos à VL9 são questões prementes, que já aqui foram levantadas por muitos dos Srs. Deputados, não só pelo Sr. Deputado Manuel Moreira mas também pelos Srs. Deputados Manuel Ribeiro, Fernando Jesus, noutras ocasiões, que têm de ser resolvidas e estão a ser resolvidas. Aliás, até tive oportunidade de ver, há muito pouco tempo, na televisão, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia referir a premência com que o Governo resolveu o problema de um dos acessos a uma das auto-estradas. Ele próprio foi visitar uma obra que está a ser desenvolvida neste momento, o que só me agrada, porque é sinal de que as coisas estão a avançar. Se calhar, nesse dia, o Sr. Deputado não teve oportunidade de ver!

O Sr. Manuel Moreira (PSD): - Desculpe lá, Sr. Ministro, mas eu sei isso muito bem!

O Orador: - Pronto!

O Sr. Manuel Moreira (PSD): - Sou um homem do terreno! Não sou um teórico!

O Sr. Joel Hasse Ferreira (PS): - Que não é um teórico, estamos de acordo!

Risos do PS.

O Orador: - Ainda bem que o Sr. Deputado também sabe! E tenho a certeza de que o sabe!
Relativamente à questão colocada pelo Sr. Deputado e meu estimado amigo José Calçada…

O Sr. Lino de Carvalho (PCP): - Rodeia Machado!

O Orador: - Exactamente. Rodeia Machado, enganei-me.

O Sr. Lino de Carvalho (PCP): - Há pouco também?

O Orador: - Não. Somos companheiros da mesma praia no Verão…
Sr. Deputado Rodeia Machado, a Base Aérea de Beja não é só do Sr. Deputado, é também ali do Sr. Deputado Octávio Teixeira, presidente do grupo parlamentar…

O Sr. Lino de Carvalho (PCP): - Também é seu companheiro?

Risos do Ministro do Equipamento Social.

O Orador: - Andamos todos pelos mesmos sítios, em termos de praia, pelo menos!

O Sr. Lino de Carvalho (PCP): - (Por não ter falado para o microfone, não foi possível transcrever as palavras do Orador).

O Orador: - Sr. Deputado Lino de Carvalho, não fique preocupado! E se também andássemos?! Não haveria grande mal! Eu também já andei pelos mesmos lados políticos que o senhor, antes do 25 de Abril, e tenho muita honra nisso. Não há qualquer problema.

O Sr. Lino de Carvalho (PCP): - Perdeu-se!

O Orador: - Perdi-me!
Sr. Deputado Rodeia Machado, relativamente à Base Aérea de Beja, é importante a criação desta empresa, que está em vias de ser concretizada. Devo dizer que eu próprio já tive uma reunião com um conjunto de pessoas que estão envolvidas neste projecto, nomeadamente o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Beja, o Presidente da Associação Industrial, suponho que se chama assim,…

O Sr. Rodeia Machado (PCP): - É do NERBE!

O Orador: - … do NERBE, exactamente, e, neste momento, está decidida a criação da empresa cujo objectivo central - é preciso aqui referir - é a promoção da criação do próprio aeroporto. Esta empresa ainda não se destina a gerir o aeroporto mas, sim, a promover a concretização do aeroporto. Aquele aeroporto já tem uma pista feita, pelo que, em termos de pista, nada é preciso fazer, e tem um objectivo estratégico, que é o destinar-se à carga. Não é um aeroporto para passageiros, não é para isso. E, portanto, tem de ter um capital social com este objectivo, não terá de ser necessariamente muito alto - será na ordem dos