O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

 

mas, noutra altura, poderei dar-lhe mais elementos sobre esta matéria.
O Sr. Deputado Bernardino Soares colocou a questão dos apoios a deficientes do sector privado.
Sr. Deputado, ainda hoje, reuni com as principais instituições que trabalham no âmbito da formação e emprego para deficientes e queria dizer-lhe, desde já e aqui, que o nosso drama no âmbito dos apoios ao emprego para deficientes, infelizmente, não é esse. É que há, hoje, um conjunto de incentivos que, à partida, parecem até ser significativos e generosos, mas que têm baixíssima utilização.
A avaliação que estamos a fazer, em conjunto com as instituições de deficientes, é a de saber por que é que, tendo nós, por exemplo, um regime de redução da taxa social única, que é muito significativo, de acordo com os últimos dados disponíveis, eram menos de 2000 os cidadãos com deficiência que estavam empregados no âmbito deste regime. Portanto, o nosso problema está ainda a montante desse. Não é só nem sobretudo, neste momento, um problema, no âmbito do emprego para deficientes, de controle da efectividade dos postos de trabalho criados; é um problema de qualidade e aplicabilidade dos incentivos que vêm de trás e que existem neste momento. O que, neste momento, estamos a fazer é a trabalhar em conjunto com as associações de deficientes para que haja um novo dispositivo de apoio ao emprego de deficientes que funcione, efectivamente, no terreno.
Por último, quanto à questão que a Sr.ª Deputada Margarida Botelho colocou sobre a formação para inspectores, dou-lhe os parabéns pelo seu nível de informação, Sr.ª Deputada! Como sabe, estão previstas, para arrancar a muito curto prazo, as primeiras acções de formação organizadas em conjunto entre a Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego e a Inspecção-Geral do Trabalho, que são exactamente as acções de formação a que a Sr.ª Deputada se referia. Nada mais há a dizer do que confirmar que essas acções vão ocorrer.
Agradeço todas as vossas questões, mesmo quando tinham uma relação com o Orçamento do Estado pelo menos bastante distante.

A Sr.ª Presidente: - Agradeço aos Srs. Secretários de Estado e aos Srs. Deputados a participação neste debate e, não havendo mais nada a tratar, resta-me informar que, amanhã, às 10 horas, reuniremos com a Sr.ª Ministra da Igualdade, bem como com a equipa do Ministério da Saúde.
Srs. Deputados, está encerrada a reunião.

Eram 20 horas e 55 minutos.

A DIVISÃO DE REDACÇÃO E APOIO AUDIOVISUAL