O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

54 | II Série GOPOE - Número: 013 | 6 de Março de 2010

euros no rendimento mínimo, não só combatendo a fraude, mas também introduzindo um conjunto de alterações às regras do rendimento mínimo: por exemplo, terminando com a renovação automática, obrigando realmente á contemporização de programas que tenham a ver com o trabalho activo»

A Sr.ª Helena Pinto (BE): — Ah»! Agora está a falar bem!

O Sr. Pedro Mota Soares (CDS-PP): — » que tenham a ver com ligações aos centros de emprego, introduzindo, por exemplo, parte de pagamentos em vales que tenham a ver com despesas médicas, despesas de alojamento, algumas outras despesas do ponto de vista escolar. É, de facto, possível reduzir o que se está, neste momento, a gastar.
Os Srs. Deputados podem querer não olhar para os números, mas vejam o que tem sido a execução do rendimento social, nos últimos anos: subiu-se de uma verba que não chegava a 250 milhões de euros, no final do ano de 2004, para mais de 507 milhões de euros, em 2009. Podem não querer olhar para os nõmeros»

Protestos do BE e do PCP.

Crescimento sólido, antes da altura da crise, antes do tempo da crise! Podem querer não olhar para estes números, mas eles são a realidade e quem está lá fora conhece-os, provavelmente, muito melhor do que os Srs. Deputados.

O Sr. Presidente: — Sr.ª Deputada Sr.ª Helena Pinto, tem a palavra.

A Sr.ª Helena Pinto (BE): — Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados, é espantosa a análise que o CDS-PP faz sobre a evolução e sobre a situação do rendimento social de inserção! Lembremo-nos de que o CDS e o PP — ou o CDS-PP, conforme queira — , sempre manifestou um ódio profundo ao rendimento mínimo garantido»

O Sr. José Gusmão (BE): — São contra, querem é acabar com ele!

A Sr.ª Helena Pinto (BE): — Vê-se logo, Sr. Deputado, porque o Sr. Deputado é incapaz de dizer rendimento social de inserção»

O Sr. João Gaspar (PS): — Pois, exactamente!

A Sr.ª Helena Pinto (BE): — O Sr. Deputado diz sempre: rendimento mínimo. Nós lembramo-nos da vossa saga contra o rendimento mínimo!

O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Os ciganos»!

A Sr.ª Helena Pinto (BE): — Os ciganos, etc.!

O Sr. José Gusmão (BE): — São contra, querem acabar!

A Sr.ª Helena Pinto (BE): — Tanto que vocês continuam a pronunciar-se! Agora, veja-se a análise que o Sr. Deputado Pedro Mota Soares faz: o Sr. Deputado pega numa folha A4 e mostra um gráfico, que sobe na despesa, em termos do rendimento social de inserção. Ó Sr. Deputado, e o desemprego, como é que subiu?!

O Sr. José Gusmão (BE): — No vosso governo, já agora»!

A Sr.ª Helena Pinto (BE): — E todas as estatísticas que mostram que trabalhadores com emprego e com salário estão no grupo da pobreza e não conseguem ultrapassar o limiar da pobreza, que têm os tais