O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

8 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

O Sr. Antonio Cabral: — Mando para a mesa o seguinte

Requerimento

Requeiro que, pelo Ministerio das Obras Publicas, me sejam enviados todos os documentos officiaes, comprehendendo informações e relatorios, relativos a interrupção do cabo submarino da Ilha Terceira e Ilha do Pico. Peço toda a urgencia na remessa. = Antonio Cabral.

Mandou-se expedir.

O Sr. Cabral Metello: — Mando para a mesa o seguinte

Requerimento

Requeiro que, com a maior urgencia, seja pedida pela secretaria d’esta Camara ao Ministerio do Reino copia de toda a correspondencia trocada entre a Direcção Geral de Instrucção Primaria e a inspecção do mesmo ensino de Coimbra e sub-inspecção de Anadia, bem como da que tenha havido entre a mesma Inspecção de Coimbra e Sub-inspecção da Anadia, relativa á reintegração da professora Amélia dos Santos na escola de Azere, concelho de Tábua. = Francisco Cabral Metello.

Mandou-se expedir.

O Sr. Alvaro Penalva: — Mando para a mesa o seguinte

Requerimento

Requeiro que, pelo Ministerio da Marinha e Ultramar, me seja enviado o seguinte documento:

Processo relativo ao requerimento dos officiaes em commissão especial, reclamando contra a preterição de que são victimas, pela applicação do decreto de 14 de agosto de 1892. = Alvaro Penalva.

Mandou-se expedir.

O Sr. Antonio Centeno: - Mando para a mesa o seguinte

Aviso previo

Desejo interrogar o Exmo. Ministro da Fazenda sobre as graves respostas que deu nesta Camara a proposito do supprimento de 500:000 libras, realizado em Paris, e que não só ataca e offende as prerogativas parlamentares e legislação em vigor, mas ainda não acautela os interesses do país. = Antonio Centeno.

Mandou-se expedir.

O Sr. Affonso Costa: — Mando para a mesa o seguinte

Aviso previo

Declaro que desejo interrogar o Sr. Ministro da Marinha sobre as condições em que foi feita a adjudicação de alguns navios a casas constructoras, visto que as suas respostas de hoje não foram sufficientemente claras e tranquillizadoras. = Affonso Costa.

Mando tambem para a mesa o seguinte

Requerimento.

Requeiro, pelo Ministerio da Fazenda, com toda a urgencia, copias dos processos disciplinares dos ex fiscaes dos impostos Bernardo João Barrosa e Antonio Joaquim Cruzes. = O Deputado, Affonso Costa.

Mandaram-se expedir.

O Sr. Antonio José de Almeida: — Mando para a mesa um telegramma que me foi enviado.

E o seguinte:

Telegramma

Exmo. Deputado Antonio José de Almeida. — Côrtes. Lisboa.— A Camara Municipal de Alemquer, a quem teem sido apresentadas reclamações falta trabalho, consequencia vinhos e aguardentes não terem venda mesmo por baixo preço, estando por isso este concelho na miseria, protesta em nome povos que representa contra exigencias viticultores Douro, cujas condições precarias não são menores que as do sul e centro do país. O exclusivo fabrico vinhos licorosos para Douro originaria mina completa viticultura neste país. Protesta contra prohibição dos vinhos sul transitem alem de Aveiro, bem como abolição direitos no Porto vinhos do Douro, a não ser que tal medida seja extensiva todo país. Para exclusivismo basta a barra e o não pagamento contribuições que tanto sobrecarregam o centro e sul. Como nosso representante em Côrtes, rogamos V. Exa. tome defesa viticultura nacional, dando-se pronto remedio á crise, sem privilegios para esta ou aquella região, pois todas lutam com miseria. = Vice-Presidente Camara, João Henriques Correia

Para a Secretaria.

O Sr. Pereira de Lima: — Mando para a mesa o seguinte

Requerimento

Requeiro que se. consulte a Camara sobre se julga urgente que eu trate, na presente sessão, das providencias a adoptar para a solução da crise vinicola geral, e em especial da duriense. = O Deputado, José Maria Pereira de Lima.

Consultada a Camara sobre a urgencia, resolve affirmativamente.

O Sr. Rodrigues Nogueira: — Requer a contraprova.

Feita a contraprova, pronunciaram-se em sentido affirmativo 41 Srs.
Deputados e contra 14.

O Sr. Pereira de Lima: — Agradece á Camara o ter-lhe concedido a palavra, e especialmente áquelles que consideraram o assunto urgente.

Não fará, porem, um largo discurso, porque o seu fim é apenas apresentar um projecto de lei.

Nunca pediu a palavra para assunto urgente; nunca a pediu para explicações, a não ser para explicação de factos; tem-se cingido sempre ao regimento da Camara, tem sido sempre urbano para com todos os seus collegas, e se hoje pediu a palavra nas condições em que o fez vae dar d’isso a explicação.

Toda a Camara sabe quanto a elle, orador, interressara as questões economicas do país, que na discussão d’esses assuntos antepõe sempre os interesses do país aos do seu partido, que na legislatura passada atacou em tres sessões o projecto do fomento vinicola, que se realizou infelizmente o que elle previra, e que quando discutiu o projecto do centeio promettera occupar-se largamente da questão vinicola.

Mas porque pediu a urgencia?

E Deputado por uma região que tem alguns concelhos na peripheria do Douro, e tendo hontem vindo á Camara uma grande commissão das principaes representações d’essas regiões, elle, orador, ouviu ler a representação que entregaram ao Sr. Presidente da Camara, e falando particularmente com o presidente e um dos vogaes d’essa commissão disse lhes que as suas reclamações eram justas, mas que lhe parecia não resolviam o problema do Douro, acrescentando que tinha um alvitre que apresentaria á Camara.

Hoje, em conta, confirmou ao presidente d’essa commissão o que lhe dissera.

Nestas condições devia esperar que essa commissão saísse de Lisboa para apresentar o seu alvitre? Entendeu que não, e por isso não tendo podido obter a palavra antes da ordem do dia, a pediu para um assunto urgente.

E se este assunto, que importa á fome de uma região, não é urgente, elle, orador, pergunta o que será urgente?