O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 292 )

cesso. E decida, entre este inconveniente, e nquel-les outros, vendo se estesr concorrem para desvirtuar as Leis na sua origem.

Sr. Presidente, por rniin sinto amargamente, e o sentem os mais Membros dapommissâo (Apoiados) de não nos podermos convencer da elegibilidade do illuslre indivíduo de que se tracta, assim como se convenceu a Commissão da\ validade das eleições da índia.

Declaro mais, que não tornarei a entrar por um, ou por outro lado ern questões.desta natureza, em questões pessoaes, porque em verdade quando se tracta destas questões, o coração combate com o dever , suscita-se uma lucta qvte dilacera aquelle, quando se tracta de personalidades, mas,,que nem por isso vence este, quando se tracta de fazer justiça; Em nome pois de todos os Membros da Commissão insisto, e voto pelo Parecer. À Camará em sua sabedoria, tendo em attenção a justiça, a política, ou outras quaesquer considerações decida «como entender. (Numerosos apoiados}.

O Sr. Xavier da Silva :—A questão está suffi--cienlemente discutida, o Sr. Relator também seda por satisfeito com as respostas aos argumentos dos Senhores, que' tem combatido o Padecer da Com-imssâo,: por isso peço aV.;Ex.^ consulte a Camará sobre se a matéria eslá ou não discutida.

f^enceu-se pela affirmativa.

O Sr. Presidente : -?-Discutida a matéria segue-se a votação, a qual na forma do Regimento deve ser por esferas. Na urna da direita do Presidente «xprime o Deputado o seu voto , lançando neíla a bola que o significa: sendo a branca e o voto affirmativo do Parecer da Commissão , e sendo a preta e negativo. A urna da esquerda serve para lançar a bola que sobeja, para contraprovar a votação. "'

O Sr. José Estevão:—Parece-me que para evitar confusões o rnethodo inverso e o melhor a se-gnir; porque está em costume significar a bola branca o-voto benéfico....

O Sr., Presidente : —-Não se faz senão seguir o Regimento. Quem approva o Parecer deitada bola branca na urna da direita, quem o rejeita deita a preta na mesma urna ; vai proceder-se á votação.

Sahiu rejeitado o Parecer 'da Commissão por 67 votos contra 25 ? havendo entrado na urna 92 esferas.

O Sr. Presidente.: ~ A Ordem do Dia para a-Sessão seguinte é a mesma de hoje, e, se houver tempo, o Parecer n.9 33. Está^ levantada .o Sessão, — Eram cinco Jioras da iarde*

" . ' - ^

O L° REDACTOR,

J. 3. GASTÃO»

N." 17.

Ses*ã0 *t 22 te Seotfnre

1843.

.Presidência do *Sr. Gorjão Henriques,

hamada .'7- Presentes 7í2 Srs. Deputados.

Abertura—Á tneia hora depois do meio dia^

Jícto,— Sobre el!a disse

O Sr. Mousinho d'Albuquerque:— Parece-me que na Acta ha uma ommissâo, quando se diz que eu apresentei por parle da Commissão cTAdminis-tração Publica um só Parecer , quando apresentei um outro sobre uru Projecto do Sr. José Maria Grande acerca de prisões penitenciarias; e parece-me que não vejo na Acta, qiie deste se faça, menção.

O Sr. Secretario Peixoto:—Esse Parecer teve o andamento regular de se mandar imprimir , e não é costume fazer-se delles menção na Acta; o outro sirn , porque houve uma votação, para que fosse impresso no Diário do Governo j esta se consignou, assim como a que houve acerca do Requerimento do Sr. José Maria Grande.

' O Sr. Mousinho d'Albuquerque.:—Estou satisfeito.

. Não havendo mais reflexão alguma ^ foi a Acta posta á votação, e approvada.

CORRESPONDÊNCIA.

Ministério do Reino:"[]in OfTicio, dando esclarecimentos acerca dos Expostos nos diíferentes Dis-trictos do Reino , satisfazendo assim ao Requerimento do Sr. Baptista Lopes. — Foi para a Secretaria. , .

Ministério da Fazenda.— Um Officio dando ;os esclarecimentos pedidos pelo Sr. Silva Sanches relativamente aos rendimentos do Contracto do Tabaco, e das Alfândegas, antecipados desde 15 de

Setembro de 1842$ e ás somnias levantadas para sustentar a creação dos Bilhetes doTherouro. — Para^ Secretaria.

Um Officio do Presidente da Camará Municipal da Arruda, enviando uma Representação da mesma,Camará, contra o exclusivo das aguas ardentes»

— A1 Commissão Especial dos fuinhas..

Outro do Presieente da Camará Municipal de "Leiria, íemettendo uma Representação da mesma Camará, contra o Projecto apresentado pelo Sr, Jeronymo Diasd'Azevedo, sobre vinhos.-—^'mesma Commissão.

Uma Representação da Camará Municipal de Tor-res-Novas, apresentada ;pelo Sr. Gorjão Henriques^ reclamando contra o exclusivo.das aguas-ardentes.

— A' mesma Commissão. '

Outra dos Pharmaceulicos do Concelho de Villa. Franca de Xira , pedindo que por elies não sejam pagas as visitas do Conselho de Saúde.— A' Commissão de Saúde, Publica.

Outra dos Pharmaceuticos do Concelho de Maior-ca sobre o mesmo objecta. — A1 mesma Comrnissã&.

Outça dos Phannaceutjcos do Concelho d'a Certa sobre o mesmo objecto. — A' mesma Commissão.

Outra d'alguns Negociantes de Linho na Cidade do Porto, apresentada pelo Sr. Santos Júnior, contra a elevação dos direitos sobre o Linho .ei-nrama.

— .A1 Cammissão de Fazenda.