O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

das do contracto nos impelliriam a tirar dclle todas as suas consequências, quando mais alguns fossem mister. Mas eu não deixarei de notar, ainda que de passagem, em que consistem os sacrifícios que actualmente exige a operação,

Ei-los;aui: l," O accrescimo do juro de 3 a 1>

por cento no actual quadriennio,

calculado em £ 95,839»17«3 em

cada anuo', e em 4...........£ 383:356»19»

2.° Nacomraissâo de l por cento

sobre toda a divido , que é de

£ 9,583,991, ou.............£ 95:839» .»2

3.° No juro do capital levantado

para pagamento do juro accres-

cido, e sua correspondente aoior-

tisação em treze annos, e que

lia de sahir das vacaturas das

classes inactivas , calculada em

réis 697:633$360, ou reduzido

a £ ao cambio dc:55d por 1$OQO

réis........................£ 159:897»12»7

Total.....£ 639:093»31»9

« são por certo grandes; «lies avigmenturiam directamente a despeza dos annos subsequentes, ^se fosse mister pedir novos sacrifícios ; mas clles não affeclam senão indirectamente o orçamento; porque lendo de sahir quasi todos do producto das classes inactivas, se elles não houvessem de fazer-se, em outro tanto iria annualmente diminuindo a mesma verba. Mas comparado este sacrifício com aquelle que seria indispensavelmente preciso fazer, senão se attendesse ao effeito resultante da escala ascendente, pôde dizer-se insignificante. Ru já fiz hoiilrm ver á Camará, e porque foi bontem per-milta-se-mp que o repita s*gora : O que -teria de pogar-se no fim da

mesma escala eram............. £ 19:174:582

O que terá de pagar-se no mesmo

tempo feita a conversão (ou nos

38 annos que vão daqui ao fim da

escala) a razão de 4 por cento.. . £ 14:567:666

Differença a favor da conversão.....£ 4:606:918

(isto é, mais de 20 mil contou, ou 50 mil/iões de cruzados').

Sacrifício para conseguir este resultado.......................... £ 638:096

Ficam ainda a favor..............£ 3:968;82§

(isto e . mais de 17 mil contou ou 4â

milhões e meio de cruiados).

Quem hesitaria em sacrificar estas £ 638:096 (islo e, pouco mais de 7 milhões de cruzadas], que s<_ que='que' perto='perto' de='de' ru='ru' anno='anno' aos='aos' bem='bem' mais='mais' salvar='salvar' teremos='teremos' espécie.='espécie.' por='por' milhões='milhões' disppndem='disppndem' para='para' sei='sei' um='um' mencionarei='mencionarei' logo='logo' doze='doze' attender='attender' mas='mas' _='_' cento='cento' quatro='quatro' juros='juros' em='em' l='l' vencendo='vencendo' p='p' eu='eu' pôde='pôde' esta='esta' comrnissão='comrnissão' da='da' iião='iião' libras='libras' ficar='ficar'>

Quem hesitaria pois em sacrificar aos effeitos da escala ascendente esta importante quantia, que não se despende em um só anno, para não deixar esse desgraçado legado aos nossos vindouros? Quem não cuidará em remover tão negro futuro! Não; eu não perlendo deixar-lho, porque vejo os meios de o irn-"

pedir; vejo este contracto, e vejo ainda outros-,, já na operação da amortisação , já no effeito de uma annuidade constante: analysaretnos pois cada uma dessas espécies.

Mas, Sr. Presidente, continuemos ainda a considerar por ora a questão em abstracto, porque ainda a não posso considerar por outra maneira: consideremos bem a nossa posição; attendamos seria-'tnente aos effeilos delia ; e seriamos terrivelmente injustos para com nós mesmos, se nos lembrássemos de ser bancarroleiros, ou homens de má fé, que não trnctasse-mos senão do enganar os nossos credores, offerecendo-lhes decepções sobre decepções, que o Governo não quer, e que o paiz não consentiria, porque o paiz maldiria o Governo que as quizesse (apoiados, apoiados!!)

Agora pndemo? passar ao exame do empréstimo, e ao seu effeito. Devendo contar com uma quantia certa, com a qual, por meio de amortisação, ou de annuidade, podemos ir successivamente diminuindo a divida externa, e não a tendo á nossa disposição, era necessário procura-la pelo rneio menos oneroso; e po\s quê amojVÂsaçào e annvúdade são coutas muito distiixtas, eu peço licença á Camata para indicar esta differençá ; porque eu não fallo só para uma Camará esclarecida, mas sim para o publico que me ouve, e para o paiz. A annuidade é o pá-gamento de dividas por meio do uma quantia certa, annualmenle destinada a pagar parte delias, isto é, a paga-las por meio de prestações de pequenas quantias : a amortição é a applicação de uma dada quantia para comprar com ella os títulos pelo preço, porque se acham no mercado ; é um resgate de títulos, que podem amorlisar-se, ou queimar-se. Os effeitos destas duas operações facilmente se distinguem; e bem se vê que a annuidade tem um effeito muito mais limitado, porque paga ao par, quando pela outra operação se resgata por inferior preço. Quiz bem distinguir estas duas espécies, porque no longo e erudito discurso de S. Ex.a, não pude bem entender como considerou estas duas tão dis-tinctas cousas; posto que me pareça que S. Ex.a calculou, como de certo não podia deixar de calcular, em relação á amorlisaçâo ; e pois que nesie calculo ent,ra como elemento um fundo permanente, com o qual o Governo, tornando-se independente de qualquer operação, podia desde já começar a ' amortisação, fica evidente, que tal fundo não pôde contar-se no numero dos encargos, que affectam a " conversão proposta, ainda que corn cila venha essa obrigação; porque o seu effeito ecoinmujn em qualquer caso; (apoiado») e se o illustre Deputado figurou esses encargos na totalidade de900:OOOJfOOO réis, ,de que parle para tirar do seu effeito as conclusões que entendeu, é claro, que deites devem dc-duzir-se os 100 conlos, que entram no contracto, por serem communs os effeitos da amortisação que piles produzem, quer se considerem com o contracto, quer em separado. (E mister que eu entre neste assumpto com toda a boa fé, e como devo.)