O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1397

DIARIO DA CAMARA D05 SENHORES DEPUTADOS

Discurso pronunciado pelo sr. deputado Carrilho, na sessão de 21 de abril, e que devia ler-se a pag. 1:319, col. 1.ª

O sr. Carrilho: — Como relator do parecer geral da commissão de fazenda sobre o orçamento de estado eu não podia deixar de tomar a palavra em seguida ao sr. Saraiva de Carvalho, porque s. ex.ª começara por accusar esse orçamento de estar cheio de erros e vicios, o, portanto, por affirmar que o parecer que a commissão tinha apresentado ao exame d'esta camara havia de ter tambem os mesmos vicios o os mesmos erros que continha o documento inicial, erros e vicios attribuidos a proposito firme de illudir é de simular receitas, diminuindo as despezas; e no entanto sinto dizer ao sr. Saraiva de Carvalho que o erro estará em alguma parte, mas não nos calculos do orçamento.

O erro parece-me que se encontrará mais depressa nas apreciações que s. ex.ª fez; apreciações de todo o ponto infundadas, apreciações que não estão em harmonia com a verdade dos factos, não só em relação ao presente, como em relação ao passado.

O illustre deputado que acaba de fallar até encontrou erro de calculo do sr. ministro da fazenda, nas despezas a