O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

704 DAIRIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

economias senão administrando e organisando cautelosamente.

Tenho tratado de reduzir as despezas. Escuso agora de enumerar muitas já realisadas.

Bastará referir-me a algumas, que á primeira vista parecem de pouca importancia, mas que na realidade trazem notavel economia para a fazenda.

Havia um grande numero de officiaes inferiores supranumerarios, e eu, com o desejo de evitar abusos na promoção destes officiaes e de restringir o seu numero ao legal, adoptei varias providencias que hão de produzir a devida economia.

Tambem no transporte dos officiaes e mais praças do exercito em serviço, e muitas vezes sem ser em serviço, se fazia com estes transportes á custa do estado consideravel despeza, mas eu fiz inserir na ordem do exercito uma providencia a este respeito, pela qual a despeza de transportes, proveniente de transferencias por interesse particular, não fica a cargo do thesouro.

Não desejo cansar á camara com estas observações mas posso assegurar que tenho procurado realisar, enconomias importantes; creio porém que não é possivel realisar a, reforma de tudo de uma vez, sendo certo que tudo se póde fazer havendo bons desejos, perseverança, e tempo.

O sr. Presidente: - Está a dar a hora. O sr. Vaz Preto é quem tem a palavra, por isso s. exa. será o primeiro a usar d'ella na proxima sessão que é ámanhã (19 do corrente) sendo a ordem do dia a continuação da de hoje.

Está levantada a sessão.

Eram cinco horas da tarde.

Dignos pares presentes na sessão de 18 de maio de 1880

Exmos. srs.: Duques, d'Avila e de Bolama, de Loulé; Marquezes, de Ficalho, de Fronteira, de Monfalim, de Sabugosa, de Vallada; Arcebispo de Evora; Condes, de Avilez, de Bomfim, de Cabral, de Castro, de Linhares, de Paraty, de Podentes, da Ribeira Grande, de Rio Maior, de Samodães, de Valbom, da Torre, Bispo eleito do Algarve; Viscondes, de Alves de Sá, da Asseca, de Bivar, de Borges de Castro, de Chancelleiros, de S. Januario, de Ovar, de Portocarrero, da Praia, da Praia Grande, do Seisal, de Soares Franco, de Valmor; Barão de Ancede, Mello e Carvalho, Quaresma, Sousa Pinto, Barros e Sá, D. Antonio de Mello, Couto Monteiro, Fontes Pereira de Mello, Serpa Pimentel, Costa Lobo, Coutinho de Macedo, Cau da Costa, Xavier da Silva, Palmeirim, Carlos Bento, Eugenio de Almeida, Sequeira Pinto, Montufar Barreiros, Fortunato Barreiros, Margiochi, Andrade Corvo, Mendonça Cortez, Mamede, Pestana Martel, Baptista, de Andrade, Castro, Reis e Vasconcellos, Mello Gouveia, Pereira Cardoso, Mexia Salema, Mattoso, Camara Leme, Daun e Lorena, Seixas, Vaz Preto, Franzini, Mathias de Carvalho, Canto e Castro, Miguel Osorio, Placido de Abreu, Calheiros, Thomás de Carvalho, Ferreira Novaes, Vicente Ferrer, Seiça e Almeida.