O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

8 Diário da Câmara dos Deputados

E, assim, seis dos Secretários de Estado do seu último gabinete histórico, transitaram, como Ministros, para o primeiro gabinete constitucional do Presidente Canto e Castro: - dois, eu e o Dr. Alfredo de Magalhães, representando a corrente dos velhos republicanos que, desde Dezembro do 1917, acompanhava incondicionalmente o grande e glorioso morto, cooperando com êle com o máximo de lialdade, com os maiores extremos de dedicação; - outros dois - Cruz Azevedo e Forbes Bessa - representando o núcleo aguerrido dos bravos oficiais que nas jornadas ópicus de Dezembro arriscaram, ao lado do heróico comandante do Parque Eduardo VII, o sangue generoso e moço dos seus corações ardentes de firmes e entusiastas republicanos; representando, ainda outros dois, Fernandes de Oliveira e Azevedo Neves, a corrente dos antigos monárquicos que o prestígio, o valor, a coragem, o talento e o patriotismo do maior do todos os republicanos integrou absolutamente na República nova. Um outro, o Dr. Egas Moniz, mesmo som ser consultado, foi mantido no pôsto do responsabilidade o de honra em que o Dr. Sidónio Pais o colocara, prosseguindo com acrisolado patriotismo na alta missão que está desempenhando no estrangeiro e para a qual todos nós, portugueses, devemos ambicionar felizes resultados.

Os restantes membros do Govêrno - os elementos novos dêsse gabinete - um, o general Corte Rial, que aceitou êsse pôsto absolutamente constrangido, é um militar altamente graduado e consideradíssimo no exército, alheio a todos os agrupamentos políticos e já mais de uma vez fora lembrado pelo grande Presidente para sobraçar a pasta da Guerra; outro - o capitão de mar o guerra Sousa e Faro, fora, no Ministério da Marinha, o chefe do gabinete do Presidente Canto e Castro, e sendo um oficial da sua plena e absoluta confiança, é um velho republicano sem filiação, um marinheiro considerado o um patriota como poucos.

Outro - o coronel Baptista Coelho - na pasta das Colónias, é o homem competente no lugar que lhe compete: colonial distintíssimo, organizador experimentado e carácter rígido, não é nem nunca foi um político, tendo sido sempre um homem - e um homem de valor e de honra que servindo a República serve a Pátria.

Outro - o Dr. Afonso de Melo - duas vezes convidado pelo Sr. Dr. Sidónio Pais para a pasta que patrióticamente aceitou- o da qual insistente, categórica e inabalávelmente pediu a exoneração apenas soube que sôbre o seu nome prestigioso se levantavam dificuldades e obstáculos- era, na pasta da Justiça, como o coronel Baptista Coelho o é na pasta das Colónias - the rigth man in the rigiht place - porque, magistrado íntegro, conhecendo há longo tempo toda a engrenagem do sou Ministério, superior às tricas da baixa política, o seu culto fervoroso pela obra de Sidónio País, a sua identificação com a República nova, só são excedidos pelo seu culto pela. lei, pela sua identificação com a idea da justiça.

Finalmente, a pasta das Finanças foi entregue à lúcida inteligência e à vontade de ferro dum novo com raras aptidões e que é o capitão de engenharia, Malheiro Reimão, alma vibrante do republicano, espírito iluminado de patriota, que tendo sorvido a Pátria o a República, ainda há pouco, na luta gigantesca do front, foi no Corpo Expedicionário Português um dos oficiais que, com mais brilho o mais talento, soube levantar bem alto e bem glorioso o prestígio imaculado da nossa bandeira, o nome sempre altivo do nosso pequenino Portugal.

Formado, assim, o primeiro gabinete constitucional do Presidente Canto e Castro, quando parecia que deveriam estar serenados os ânimos, mantida a ordem e restabelecida e refeita a disciplina, novas complicações surgiram, novas dificuldades se levantaram, novos obstáculos houve a vencer.

Tudo foi apreciado com serenidade e graças à intervenção dalguns bons portugueses e após uma reunião do Conselho de Ministros, para a qual foram convidados a assistir os Exmos. presidentes e leaders dos duas casas do Congresso, tudo se esclareceu.

Hoje as juntas estão dissolvidas e o. novo Govêrno formado tem a honra de se apresentar pela primeira vez nesta Casa,, cumprindo gostosamente o dever de, por meu intermédio, saudar em V. Exa. e a Câmara a que tam distintamente preside.

Neste Ministério - o segundo Ministério constitucional do Presidente Canto e Castro, o segundo Ministério da minha.