O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

20 Diário da Câmara dos Deputados

ram transformados em francos e depois em pesetas.

Sr. Presidente: a abertura dêste crédito foi ordenada um 22 da Março de 1917, e nesta data dizia-se que o arroz devia vir consignado ao presidente da comissão das subsistências públicas.

No Ministério dos Negócios Estrangeiros afirma-se que êste documento foi transmitido à nossa legação de Madrid, não se compreendendo, por conseqùência, que ela ignorasse que estava um crédito aberto para compra do arroz, e que êste devia vir consignado ao presidente da comissão das subsistências públicas.

Sr. Presidente: o Sr. Brito Camacho afirmou que o Sr. Augusto de Vasconcelos não foi ouvido sôbre o contrato; efectivamente assim é, porque, pela documentação que existe, verifica-se precisamente isso.

Está, por conseqùência, assim lavrado um despacho ministerial.

Disse o Sr. Brito Camacho que isto não é um contrato; respondeu-lhe, o muito bem, o Sr. António Maria da Silva, que se antecedeu ao que sôbre êsse assunto ia dizer, apesar de não tèi4 trocado com S. Exa. qualquer impressão.

Preguntou igualmente o Sr. Brito Camacho quais eram as garantias e qual a caução.

Oh, Sr. Presidente, qual era a melhor caução - como muito bem disse o Sr. António Maria da Silva - que o Govêrno da República teria para si do que entregar é dinheiro ao espanhol mediante o arroz?

Não havia absolutamente perigo algum porque, apesar do crédito estar aberto, o dinheiro só seria entregue depois do arroz ser transportado para Portugal.

O Sr. Presidente: - V. Exa. deseja concluir as suas considerações, ou quere ficar com a palavra reservada para amanhã?

O Orador: - Fico com a palavra reservada.

O orador não reviu, nem foram revistos, pelos oradores que os fizeram, os "àpartes" intercalados no discurso.

O Sr. Presidente: - O resultado das eleições para vogais da Junta do Crédito Público e da comissão revisora de contas é o seguinte:

[Ver valores da tabela na imagem]

Vogais para a Junta do Crédito Público:

Efectivo. - João José Luís Damas (eleito)

Substitutos:

António Pires de Carvalho
Sampaio Maia
Júlio Cruz
Listas entradas
Listas brancas

Comissão revisora de contas:

João Teixeira Queiroz Vaz Guedes (eleito)
José Mendes Nunes Loureiro (eleito)
Joaquim Brandão (eleito)
Listas entradas
Listas brancas

O Sr. Manuel José da Silva (Oliveira de Azeméis): - Desejava pedir a V. Exa., Sr. Presidente, a fineza do comunicar aos Srs. Presidente do Ministério o Ministro da Agricultura que eu desejaria a presença de S. Exas. na sessão de amanhã, para os interrogar.

O orador não reviu.

O Sr. Presidente: - O Sr. Presidente do Ministério comunicou-me há pouco que não podia comparecer à sessão de amanhã em virtude de estar incomodado de saúde; no emtanto comunicarei ao Sr. Ministro da Agricultura os desejos de V. Exa.

S. Exa. não reviu.

O Sr. Presidente: - A próxima sessão é amanhã à hora regimental com a seguinte ordem do dia:

Interpelação ao Sr. Ministro dos Estrangeiros pelo Sr. Camacho.

Proposta autorizando, o pagamento de 5:400 contos à Câmara Municipal de Lisboa.

Parecer n.° 212 - Remodelação da Casa da Moeda.

Está encerrada a sessão.

Eram 19 horas.