O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 16 de Dezembro de 1919 7

distribuição dos condutores que os constituem são de molde a deixar-nos isolados do norte do país o de toda a Europa por via terrestre, logo que haja interrupção completa numa zona restrita. Na região norte, embora existam condutores secundários que permitem algumas comunicações indirectas, os principais traçados necessitam tambêm de ser remodelados com urgência, devendo aumentar-se o número dos subsidiários. Na região sul agravam-se as condições referidas.

E, se as comunicações telegráficas são deficientes, no que respeita a comunicações telefónicas inter-urbanas, embora o que se tem feito ou remodelado se deva quási exclusivamente à instituição republicana, pois que se executou ou remodelou em 1911 ou posteriormente, não avançámos o necessário, podendo afirmar-se que dificilmente elas satisfazem às necessidades do tráfego actual, reduzindo-se aos seguintes circuitos, na extensão total de 842 quilómetros de traçado:

1 circuito directo Lisboa-Pôrto;

1 circuito onibus Lisboa-Pôrto, tendo como estações intermédias Vila Franca de Xira, Alemquer, Santarêm e Coimbra;

1 circuito Coimbra-Figueira da Foz;

1 circuito Lisboa-Setubal;

1 circuito Pôrto-Braga.

A insuficiência de material, principalmente isoladores, e o diâmetro e a qualidade não só do fio, empregado na maior parte dos condutores principais, como dos postes, que tanto influem nas condições de duração e estabilidade de um traçado e no funcionamento dos condutores e que em diferentes anos se não adquiriram na época própria, por deficiência da dotação orçamental e pela altura do ano em que as verbas podiam ser dispendidas, fins de Julho, isto é, quando se não podiam abrir os concursos de aquisição dêsse mesmo material a tempo de se executarem os anuais e indispensáveis trabalhos de conservação e reparação, contribuíram tambêm poderosamente para o precário estado em que se encontram as linhas telegráficas e telefónicas. Hoje, porêm, já alguma melhoria se regista, porquanto o Fundo de Reserva instituído por aquele diploma, e que justamente se pode considerar uma das suas disposições mais benéficas, tem-se metódicamente avolumado desde 1912, sendo possível, apesar de grandes despesas já feitas, motivadas pela Grande Guerra e por convulsões internas e com a construção de edifícios, estações radiotelegráficas e na aquisição de aparelhos telegráficos modernos, fio e outro material, nele cativar uma verba de 500 contos para o regular abastecimento dos Armazéns de Material, que o poderão depois fornecer aos diversos serviços e, dêstes cobrando as respectivas verbas orçamentais, adquirir novo material e assim sucessivamente. De tam excelente medida redundará uma apreciável melhoria, pois, aproveitando-se as melhores condições do mercado mundial, conseguir-se há, obter, na devida oportunidade, melhor material o mais barato. A conservação e a reparação ficam assim asseguradas, porquanto na organização ultimamente promulgada, 10 de Maio, não se limitando o número de guarda-fios e de chefes, se estabeleceram outras condições de recrutamento, assim se obviando a dois dos principais inconvenientes; falta de pessoal e reduzida competência.

Conclui-se, portanto, que, sem demora, se deve:

a) Adoptar novo método de estudo e de construção, e de reparação e conservação;

b) Remodelar as rêdes telegráfica e telefónica, distribuindo-se melhor os condutores pelos vários traçados existentes ou a construir;

c) Aumentar o número de comunicações pela construção de novos condutores, conjugada com a remodelação referida;

d) Consolidar os apoios e diminuir a distância entre êles;

e) Construir a rêde telefónica inter-urbana geral, que será constituída por circuitos de fio de cobre de 3 milímetros de diâmetro, ligando entre si todos os centros considerados de principal importância, sob o ponto de vista comercial, industrial, agrícola ou de turismo. E, como necessário complemento, as linhas telefónicas internacionais a fio de cobre de alta condutibilidade o de 5 milímetros, e as rêdes telefónicas locais que forem julgadas úteis e convenientes;

f) Completar a rêde radiotelegráfica;

g) Melhorar o material ambulante.

Na remodelação e ampliação da rêde telegráfica, já estudada, corrigem-se os