O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 19 de Dezembro de 1919 15

res que estão indicados no requerimento do Sr. Dias da Silva os n.ºs 42, 151 e 203.

O Sr. Júlio Martins (sobre o modo de votar): - Sr. Presidente: reconheço que é de absoluta justiça que a Câmara vote os pareceres indicados pelo Sr. Dias da Silva, mas há pelo menos um que me parece ter tanta importância como êles, e que S. Exa. não indicou: é o parecer referente aos oficiais milicianos. (Muitos apoiados).

Segundo se diz, o Parlamento está em vésperas de fechar.

Ora é necessário que o Parlamento não feche antes de ter definido a situação dêsses oficiais.

Por conseqùência, peço a V. Exa., Sr. Presidente, licença para acrescentar um aditamento a essa proposta, concebido nos seguintes termos:

Proposta

Proponho o seguinte aditamento, ao requerimento do Sr. Dias da Silva: "Devendo discutir-se tambêm o projecto dos oficiais milicianos". - Júlio Martins.

O Sr. Domingos Cruz: - Sr. Presidente: como parece que a sessão nocturna é destinada à continuação da discussão dos projectos marcados para ordem do dia, proponho tambêm que nela seja incluído o parecer n.° 262.

O Sr. Ministro da Guerra (Helder Ribeiro): - Sr. Presidente: pedi a palavra para declarar que concordo com a discussão do projecto referente aos oficiais milicianos, mas acho indispensável que se discuta, e até mesmo antes dessa, o projecto n.° 288 referente àqueles oficiais que foram reintegrados no dezembrismo, depois de se terem recusado a partir para os campos de batalha.

O Sr. Presidente: - Vou pôr à votação, em primeiro lugar, o requerimento do Sr. Augusto Dias da Silva.

O Sr. Plínio Silva (para interrogar a Mesa): - Sr. Presidente: desejo saber se o parecer n.° 178, que está dado para ordem do dia tambêm fica marcado para a sessão nocturna.

O Sr. António Granjo (para interrogar a Mesa): - Sr. Presidente: está marcada para hoje uma interpelação do ilustre Deputado Sr. Mesquita Carvalho, ao Sr. Ministro do Comércio, interpelação que envolve a discussão de matéria que tem certa gravidade.

Pregunto a V. Exa. se essa interpelação se discute ainda hoje na sessão diurna ou na sessão nocturna, ou se o Govêrno consente que sucessivas urgências e dispensas de Regimento protelem a mesma interpelação.

O Sr. Presidente: - Se houver tempo, ainda nesta sessão dou a palavra ao Sr. Mesquita Carvalho; quanto à ordem a marcar para a sessão nocturna, é a Câmara que há-de deliberar.

Vou pôr à votação o requerimento do Sr. Augusto Dias da Silva na parte em que pede que haja hoje sessão nocturna.

Pôsto à votação, foi aprovado.

O Sr. Presidente: - Vou pôr à votação a parte do requerimento do Sr. Augusto Dias da Silva em que S. Exa. pede que se discutam os projectos n.ºs 279 e 112.

Posta à votação, foi aprovada.

O Sr. Sampaio e Maia: - Requeiro a contraprova.

Feita a contraprova, verificou-se o mesmo resultado.

Pôsto à votação o requerimento do Sr. Júlio Martins, foi aprovado.

O Sr. Ministro da Guerra (Helder Ribeiro): - Requeiro prioridade na discussão do parecer n.° 88 sôbre o projecto indicado no requerimento do Sr. Júlio Martins.

Consultada a Câmara, resolveu afirmativamente.

O Sr. Manuel José da Silva (Oliveira de Azeméis): - Requeiro a contraprova.

Feita a contraprova, verificou-se o mesmo resultado.

O Sr. Manuel José da Silva (Oliveira de Azeméis): - Requeiro que seja marcada para ordem da noite, como sendo o primeiro projecto a discutir-se, o projecto n.° 144 relativo aos milicianos.