O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

24

tério, sem excepção, que, evidentemente, as merece por ter solucionado essa crise penosa, que, pela sua prolongação, parecia já uma gargalheira terrível-a sufocar a nossa existência, a asfixiar as nossas actividades e quem sabe se a garrotar mais alguma cousa de sagrado, de puro, de inatacável, a essência da nossa própria autonomia e da nossa nacionalidade!

Mas não, Sr. Presidente, pois neste momento tam simplesmente falo como filho de Cabo Verde, como Deputado eleito por essa província, mas, sobretudo, como parlamentar eleito pelas colónias^ a fim de apresentar a S. Ex.a, o Sr. Ministro .das Colónias, a expressão mais sincera e calorosa da minha admiração e respeito pelas suas qualidades, pela sua inteligência, pelo seu trabalho e pelo seu intransigente republicanismo. (Apoiados}.

Não é de agora esta minha admiração pelo vulto proeminente da República que ó o Sr. José Barbosa. Ela vem de muito longe, do tempo da minha mocidade. Vem do tempo em que o Sr. Josó Barbosa, como eu, estudante, defendia galharda e ousadamente a sua f é e os seus princípios republicanos 110 jornal A Pátria, vendo-se nessa ocasião obrigado a homi-siar-se, a ir comer o pão do exílio ainda quando as sorridentus miragens duma mocidade forte e inteligente lhe davam o direito de gozar deste céu azul, que é o de Portugal, e de exercer a sua actividade em meio dos seus concidadãos, a dentro da sua Pátria.

No exílio, em vez de desfalecer por se ver tum novo violentamente afastado de tudo quanto lhe era querido, S. Ex.a mais e mais avigorou a sua fé, os seus méritos e as suas primorosas qualidades de trabalho por forma a honrar, quer como jornalista, quer como homem, quer como português, a sua Pátria, pela qual tanto se sacrificara.

Mais tarde ajnda, depois de implantada a Eepública, voltou a Portugal e, como sempre, no exercício de vários cargos e comissões de serviço de alta importância, S. Ex.a, pelo seu inconcusso trabalho, pelo seu indiscutível talento, pela sua proba intransigência, continuou a ser o português de lei, de antes quebrar que torcer, o homem culto por todos respeitado, o intemerato republicano a quem todos devemos veneração.

'Diário da Câmara do» Deputados

E assim, naturalmente, por direito de conquista, por justiça e equidade, esse meu patrício ilustre, dilecto filho de Cabo Verde, foi elevado às .cadeiras do poder, a esse proeminente lugar, mercê das suas qualidades, do seu valor social, do seu talento.

Como Deputado por Cabo Verde, filho desse arquipélago, rejubilo de desvanecimento e entusiasmo, como do entusiasmo estremecem- os povos daquele arquipélago ao verem assim um seu compatrício tam altamente elevado pelos seus méritos.

Mais me desvaneço o entusiasmo ao constatar que as altas é poderosas faculdades de S. Ex.a dão direito a todos os portugueses de pensar que o vasto e complexo problema colonial, tam intimamente ligado ao problema da nossa restauração económica e financeira, há-de ser tratado muito inteligentemente por S. Ex.a com aquela -oportunidade e celeridade que a nossa gravosa situação requero, (Apoiados) sem as peia* e empaches que a burocracia costuma levantar, sem tibiezas que nada resolvem e só demonstram incompetência, finalmente com aquele desassombro, com aquela firmeza o resolução, com aquele espírito de evolução e de progresso que o momento reclama e que é lícito esperar do carácter e Ha actividade de S. Ex.a

E para Cabo Verde, para essa peque-; nina pátria do ilustre homem de sciência que íoi o grande químico Koberto Duarte Silva, desse sábio e..eminente profes- •• sor da Escola Central de Paris, perante cujo cadáver, lá no Père Lachaise, foram ajoelhar, em piedosa homenagem de respeito, todos os sábios da França, que o \ mesmo é dizer' todos os sábios da terra, para esse pequeno arquipélago onde eu e S. Ex.a nascemos, terra .tam pobre, mas tam merecedora dos .nossos carinhos e das nossas atenções, certo estou que S. Ex.a olhará, como bom filho, e a não esquecerá em meio das suas necessidades e aspirações. ' i