O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

20

Diário dd Cãniártí dos Dépútadoi

precisa de não d ignorar,..com uma isenção que marca um carácter, todo o seu valioso esforço no sentido de severamente castigar aqueles que, à sombra da República, hajam prevaricado, conspurcando--sa e conspurcando-a, o que é mais grave.

Demitiu-se o Sr. Pais Rovisco de membro da comissão parlamentar de inquérito ao extinto Ministério dos Abastecimentos. Acompanhou-o, resignando o s'eu mandato à comissão de inquérito ao Ministério das Colónias; ò meii querido amjgo e. brilhante parlamentar capitão Cunha Liai. E se só hoje eu adito igual procedimento, foi devido, Sr. Prestdeate, a tor estado ausente, com licença, da Câmara, pôr motivo de doença de que não. estou, infelizmente,' comp lotam enfr1 -restabelecido.

Em torno do meu forçado silêncio, qae só agora me foi. possível quebrar, profissionais especuladores da política tem procurado, com intuitos que facilmente sé descortinam, tirar conclusões no sentido

ds fazer crdr s,o -"^aís ^ue s, dentro da fs.-

todas as repartições públicas, pedir os documentos que julgar necessários para averiguar da verdade de faltas grP.ves porventura praticadas, detíúnciar essas íaltas ao país, que em nós confia,, jsarà que ele, o mais alto dos tribunais, escreva a justa sentença àqueles que hajam prevaricado, quer sejain simples amanuenses, quer sejam gros bonets do funcionalismo. E se me não permitirem que eu desta tribuna fale ao país a lingòagem dá verdade, fechando-me aquelas portas, irei lá para fora e na praça pública, na-imprefi-sa, em toda a parte e ainda que tenha de lutar contra todos os elementos, hei-de desempenhar-me desta missão; convencido de que servindo a minha consciência bem, sirvo a República e a Nação. (Apoiados).

O Sr. Presidente: — A próxitoa sessão é amanhã à hora regimental. Ordem do dia:

A rio fírtip Q Tttftie ri narApor n.° 91 Ô.

mília Popular, lavram dissidências idênticas às que porventura existem nos outros arraiais $ ainda procurando tocar a minha honorabilidade .que para eles, os miseráveis, devia e deve ser sagrada. (Apoiados),.

• Fica assim dada terminante resposta a tudo quanto. tSm dito esses escrevinhadores, quer eles sejam dos .colossos da imprensa, e vistam frak, quer vistam a blouse de .ganga .de falsos proletários. . ^Falo assim, Sr. Presidente, perdoe a Câmara ò calor que eu ponho nas minhas palavras; porque -certa imprensa insinuou já; V. Ex.a avalia quanto isto me magoou, que eu seria capaz de faltar ao sagrado cumprimento, dum dever tde liai camaradagem, porque a isso era forçado pela aspiração, que desejaria satisfazer, de ir ao estrangeiro gozar comissionado pelo Estado no desempenho de qualquer missão de inquérito.

, Só quem me não conhece, poderia fazer a ineu respeito um tam falso júí/,o. (Apoi-dós). ...

Para terminar, Sr. Presidente, devo dizer que me considero liberto do encargo de alta ..responsabilidade, que á Câmara me confidu. afirmando ao mesmo tempo à disposição' em que. me encontro- de, como Deputado. ,da Nação ciijos interesses acima de tudo desejo defender, entrar em

Está encerrada a sessão. Eram 18 horas e õõ minutos.

Documentos mandados {iarã durante a sessão

Pareceres

Dá comissãò.dé guerra sobre o' h;0316r-A adiando, com designadas restrições', as èií-èorporaçòès de recrutas â realizar éin 1920.

Pará â Secretaria.

Pará ó «Diário 'das /Sessões» nos termos 'do artigo 38.° db Regíihento.

Da comissão dos negócios estrangeiros sobre o n.° 803-È, criando uni á comissão denominada «comissão de estildo para o estreitamento" de relações" entre Portugal e o Brasil».

Para a Secretario.,

Para a coitiissâo de finanças.

Documentos publicados nos termos do artigo 38.° do Regimento

Perecer n.° 361