O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 28 de Abril de 1920

como se os povos estivessem ainda sujeitos à escravidão de eras passadas ou pudessem porventura tolerar o arreganho de quem, sendo serviçal, lhes regateava os géneros como se de esmola se tratasse. . •

Tamanho vulto atingiu o caso, que se decidiu encarregai um sindicante para avaliar da verdade e da justiça das reclamações. A comissão parlamentar de inquérito, sem a mínima intervenção da minha pessoa, escolheu para esse encargo o Sr. capitão de artilharia José Alíredo de Paula, militar brioso, arrojado e valente, dos mais ardentes e destemidos defensores do ideal republicano, espírito culto e correcto, (ie consciência nobre e límpida, carácter inquebrantável e impoluto que plenas garantias dava de imparcialidade na apreciação dos factos alegados.

Mas porque coincidia ser esse honrado oficial meu dedicado amigo pessoals porque,, muito estimo as suas belas qualidades, tive a surpresa de, uns dias após ser abordado, nos Passos Perdidos, por alguém das minhas relações do Porto, que vindo na companhia de Ramiro Mourão, de quem nessa altura se afastou, me procurou convencer da necessidade de evitar a ida do sindicante, habilidosa e hipocritamente insuflando a ameaça de que, no caso contrário, lançariam a publico alguma cousa que mal colocaria o sindicante e a mim considerado seu protector.

Repeli com energia e desassombro a° melífluâ investida do procurador de via reduzida e reptei-o a que esclarecesse ali mesmo as suas palavras afrontosas, para as quais nesse momento tanto desejei testemunhas, garantindo-lhe que nada tivera com a nomeação do sindicante, o que ora absolutamente verdadeiro, mas que daí em diante, atendendo à obra cobarde que andavam urdindo na sombra, não me .arrecearia em toda a parte defender a sua indicação e exigir que imediatamente procedesse à sindicância.

Nessa tarde, pelos corredores da Câmara, os vários sequazes do delegado dos abastecimentos do rtorto,, pretender;)™ criar uma atmosfera prejudicial ao referido e honesto capitão PauL-i, até junto dos membros da comissão do inquérito, (pie tantas aíencOes Hieb deram, iniciando o ataque eoni onzenicos o atropelos, pró-

clamando-o inimigo de Ramiro Mourão, e liquidando, como argumento decisivo, que este, pela sua categoria, não se conformava em ser sindicado pelo mencionado e nobre oficial a quem apelidavam de incompetente.

A guisa de aparte direi, Sr. Presidente, que o capitão Paula ó na verdade incapaz de enferretar a sua farda o os seus galões, atendendo a pedidos que revistam improbidades, incompetente para abafar escândalos que devam vir à. supuração para um castigo severo'e nestas condições não serve àqueles que .têm andado como escalracho daninho da sociedade portuguesa sugando a seiva das energias criadoras para se engrandecerem.

Mas volvendo ao assunto e reatando o fio da exposição.

Retiraram os apregoadores da moralidade, sem levarem a certeza de terem inutilizado a sindicância, e não tardou a aparecer no seio da comissão de inquérito a já referida nota do delegado dos abastecimentos, Ramiro Mourão, que em síntese, entre outras cousas de importância mínima, diz que eu indicara para inquirir de seus actos considerados menos corre-tos uma individualidade acusada de parcial, com o fim exclusivo de ir /regularizar um determinado assunto do subsistên-cias e que pelas estreitas relações de amizade entre nós tudo poderia levar à sus-peição de que eu, igualmente teria interesse íntimo e directo no respectivo caso que só tinha existência no cérebro embaciado do funcionário cheio de pavor.

Era a resposta aos meus discursos de combate nesta Câmara, acerca do não cumprimento dos seus deveres e ainda a premeditada vingança ao infundado patrocínio que se me imputava.

^Mas há nessa aludida nota, ou em qualquer peça existente na comissão de inquérito, algum facto concreto apontado, qualquer afirmação que possa porventura menoscabar a minha dignidade?

£ Existe algum elemento de prova que conduza o espírito de alguCm a concluir

i que ou deva ser tornado responsável?

j ; Apareceu por acaso o mínimo indício de me haver imiscuído em actos indecorosos pelos quais possa ser taxado do cul-

Ipado?

i Ningnfan o notou o assim nào eoneebo