O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

36

Há muitos anos que ando empenhado numa luta de esforço e de sacrifício por via deàpa condição, que como estudante não consegui abafar ou amortecer a minha qualidade de republicano, impoudo--me à afectividade de condiscípulos e à consideração de professores, e transitando para a vida prática, mais cheia de res-ponsabilidades, -ainda me não fez transviar do caminho do dever (Apoiados).

Filho de gonto humilde, formando-me muito uovo, há dez anos levo a minha assistência a vários tribunais do meu país, tendo ganho quantiosas somas que em grande parte à política tenho dado ou que ela me tem subvertido. Desta nada mais quero alôm do que for legítimo, mas não pOsso permitir que por via dela seja a quem for, modesto ou graduado, se pretenda magoar a minha susceptibilidade, malsinar as minhas intenções ou menospresar as minhas virtudes, porque, nesse caso, em todos os lugares me hei--de desafrontar, embora tenha de contundir, esfarrapar, agindo com as violências da leoa atacada no fojo em doíesa da prole ameaçada.

Vozes: — Muito bem!

O Orador: — É natural a revolta que me invade o íntimo, não compreendendo demais o intuito desta imprevidência que a originou. Se -por um lado a aprecio como. um produto de inconsciência, de perturbação momentânea de sentidos, há instantes que a considero como o resultado de maldade, porque o meu raciocínio não atinge nitidamente a sua explicação.

Por mais exíguas e embaciadas que sejam as faculdades intelectuais de qualquer pessoa, por mais d.ébil que seja a sua argúcia, por maior que seja a sua ignorância em matéria jurídica não se justifica facilmente que se apregoe a existência de matéria incriminável quando ela não resulte à face dos elementos de prova que os autos devem fornecer. (Apoiados).

Cônscio dos meus deveres cívicos, Sr. Presidente, das minhas obrigações de político, com pesadas responsabilidades duma persistente evangelização de doutrinas puritanas, era cujos limites não cabia a mais leve falia, não admitindo qualquer justificação para os arredios do caminho do ca- '

Diário da Câmara dos Deputados

valheirismo, eu não procuro concitar misericórdia ou piedade do Parlamento, ou dos homens honestos que, porventura, lá fora, sintam os ecos desta revoada de protesto inflamado que ó bem a expressão máxima da minha sinceridade, mixto de mágoa e de arrebatamento que me hão-de mover para a desforra.

Não! não procuro isso, porque prescindo da generosidade de quem quer, visto os meus actos não terem desmentido nunca as minhas palavras claras, na plena certeza de que a minha consciência pode estar tranquila, porque o meu nome há-de continuar limpo. (Apoiados).

Se aparecerem provas cabais de faltas cometidas, se houver delitos, eu assumirei inteiramente as responsabilidades que deles me advierem.

E cabe agora, no âmbito desta exposição declarar >que não concordo com a . proposta apresentada por uni ilustre colega para que o Parlamento se transforme e funcione como supremo tribunal de honra.

Homem de leis, cidadão cioso dos direitos que lhe são inerentes, mas repudiando disparidades como jurista impenitente, eu sou dos quo mais tenazmente combatem excepções e privilégios. Se me antecipei a esto sucinto relato de factos e à sua análise e explicação, foi tam somente para que se não pudesse inferir, neste país onde o bando dos malidccentes tripudia e conturba, do meu silêncio a confissão para eles tácita dessas, aliás, vagas e imprecisas insinuações já classificadas e pela especial deferência que nutro pelos que têm assento nesta Câmara, inteiramente credores destas notas elucidativas.

Provindo do povo, haste débil desse tronco sagrado donde despontam as con coes da vitalidade duma raça que semdi-pre e heroicamente se nobilitou, abjuro os preconceitos e privilégios que caracterizam as castas. Como os mais obscuros aldeãos da_ minha região, aclimatados à medida natural da iguíildade em direitos