O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 20 de Maio de 1920

a Mesa marcasse também sessões para os sábados. Teríamos assim mais uma sessão em cada semana. (Apoiados}. Tenho dito.

O Sr. Presidente:—Vai ler-se a proposta enviada para a Mesa pelo Sr. Joaquim Brandão.

Lida na Mesa foi admitida e entrou em discussão.

E do teor seguinte:

Propomos que a proposta em discussão seja assim substituída.

Para a discussão dos projectos de melhoria de vencimentos aos tesoureiros da fazenda pública, funcionários administrativos e dos governos civis, propostas de finanças e orçamentos, fica a presidência autorizada a marcar três sessões matutinas por semana, com começo às 9 horas e encerramento às 12. — Joaquim Brandão.— Jacinto de Freitas.

O Sr. Abílio Marcai: — Sr. Presidente : a mini parece-me que a proposta do Sr. Alfredo de Sousa, não contende tanto com a do Sr. Pedro Pita como se afigura a este Sr. Deputado.

A proposta do Sr. Alfredo de Souza dispõe que em vez'de três sessões nocturnas por semana, como propõe o Sr. Pedro Pita, o Sr. Presidente possa marcar mais dessas sessões, destinando-se duas delas, para a discussão das propostas de finanças e orçamentos.

É isto assim; todavia, para que a Câmara fique melhor orientada no sentido das votações que irá fazer, eu desejo que V. Ex.a, Sr. Presidente, esclareça a situação sobre se a proposta do Sr. Pedro Pita está aprovada.

O caso passou-se assim. O Sr. Pedro Pita apresentou ontem a sua proposta e eu, acto contínuo, apresentei um aditamento . o .

O Sr. Presidente : — A proposta do Sr. Pedro Pita foi aprovada.

O Orador: — ^Então porque motivo o meu aditamento não foi também, submetido à resolução da Câmara?

(i Que diferença de tratamento ó este

O Sr. Presidente:--O Sr. Pedro Pita roqurreu e V. Kx.a foz unia proposta.

O Orador: — Seja assim. Não vale a pena discutir o caso.

Desisto da minha pregunta.

O Sr. António José Pereira (para um requerimento): — Roqueiro que V. Ex.a consulte à Câmara sobre se ela concede a prioridade de votação, para a proposta do Sr. Joaquim Brandão.

O Sr. Presidente : — No momento de eu dizer que estava esgotada a inscrição, encontrava-se, aqui, na Mesa, o Sr. Manuel Fragoso que pediu a palavra. Vou, pois, dar a palavra a S. Ex.a Tem.1 a palavra o Sr. Manuel Fragoso.

O Sr. Manuel Fragoso:—Mando para a \iesa uma proposta, julgando que o assunto poderá ficar resolvido pela aprovação dela, sem necessidade de sessões nocturnas ou matutinas.

O Sr. Presidente;—Vai ler-se a proposta do Sr. Manuel Fragoso. Foi lida na Mesa e é do teor seguinte:

«Proponho que de hoje em diante as sessões diárias comecem às 13 horas e terminem às 20 horas.

Sala das Sessões, 20 de Maio do 1920.— Manuel Fragoao».

O Sr. Presidente: —Os Srs. Deputados que admitem esta proposta queiram levantar-se.

Pausa.

O Sr., Presidente : em discussão.

-Está admitida e

O Sr. Brito Camacho: — Sr. Presidente: não me parece que a proposta do Sr. Manuel Fragoso resolva a dificuldade.

Determina essa proposta que as sessões comecem às 13 horas e acabem às 20 horas. Certamente não erraremos se partirmos do princípio de que não 'se conseguirá dar começo aos nossos trabalhos às 13 horas, nem mesmo às 14 L urus.