O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 13 de Junho de 1030

que para ela representaria desprestígio. Simplesmente, porém, eu usei apenas dura direito que tinha e a comissão usou dum direito que não tinha.

De resto, o Sr. Júlio Martins, meu ilustre amigo e chefe, já aqui acentuou um lado moral da questão, importantíssima e que nunca é demais frisar. Nós não queremos que a comissão se vá embora; polo contrário, queremos que ela fique amarrada ao peso de todas as suas res-ponsabilidades.

Encontramo-nos em presença — porque não dizê-lo ? — de dois verdadeiros blocos antagónicos : dum lado estão criaturas que se sentiram ofendidas por um procedimento injusto; doutro lado está a comissão, que se supõe, pelo menos oficialmente, procedendo dentro da lei, negando a justiça dos nossos protestos. £ Qual é a forma de se resolver o conflito com honra para ambas as partes? Míintendo--se cada bloco no seu campo : um seguindo os passos do outro e apontando-lhe os seus erros, para que se corrijam, e o outro levando as suas investigações até o fim, para no fim nos expor as suas conclusões e se ver de que lado estava a razão — se do daqueles que nos acusaram levianamente, se do nosso, por nos termos insurgido contra os seus processos.

A comissão, que diz que os documentos são secretos, veio aqui declarar, pela boca do seu presidente, que mostrou certos documentos a alguns dos Deputados incriminados. 4 Mas porque não adoptou o mesmo procedimento com respeito a todos os documentos relativos a todos os Deputados incriminados ? Não foi, pois, a comissão que transgrediu o tal sigilo, mostrando indevidamente a algumas pessoas aquilo que, no uso dum direito, pedi que me fosse apresentado ? Não ! Eu estava dentro da lei, e com esta ou com outra comissão, einquanto não for derro* gada a moção do Sr. Nóbrega Quintal, não há o direito de se mo dizer que não me apresentam os documentos que pedi. Não cometi nenhuma criancice fazendo este pedido.

Um aparte do Sr. António Granjo que não se ouviu.

O Orador: — Praticou a comissão a inconfidência, confessada já pelo seu presidente, de apresentar documentos socrc=

19

tos a determinadas pessoas, e S. Ex.a invocou até o seu bom coração para justificar tal exibição de documentos, não ten,-do, porém, explicado porque motivo não se procedeu por forma idêntica para com todos os interessados. Pregunto agora: ,1 é ou não digno de censura este íacto ? Eu, que. me sinto ofendido, qu3 me sinto prejudicado na reputação do meu nome pelo procedimento leviano da comissão, não hei-de ter o direito de fazer sentir a leviandade desse procedimento ? £ Estarei nisto exagerando eu — eu que reconheço que não procederam para comigo da mesma forma quo para com todos os outros incriminados, eu 'que vejo que foram atirar com o meu nome para a lama, sem sequer se acharem concluídas as investigações? ^Não terei eu até o direito de perder não só a serenidade, mas, mais do-que isso, a própria compostura, que uma discussão serena impõe, para proferir palavras que, pela sua violência, correspondessem à violência do acto praticado ?

O Grupo Parlamentar Popular, no próprio dia em que se fizeram aqui afirmações graves para a honra de Deputados, envolvendo-se todos numa incógnita que se- decifrava ali nos corredores da Câmara, sabendo bem que nesses corredores se citaram os nossos nomes, fez logo o propósito de exigir que todos os nomes fossem enunciados publicamente para que ninguém pudesse . supor que qualquer cousa receávamos, e nesse mesmo dia pretendeu-se exercer sobro nós uma pressão cuja classificação não quero fazer.

Alguém disse: «O Júlio Martins e o Cunha Liai faziam bem em ir lá acima ver os- documentos relativos aos Deputados. Estão lá o Estêvão Pimentel, o Orlando Marcai, o Nuno Simões, ,o António Fonseca, o Ernesto Navarro e o Lima Alves».

Pensavam que o Cunha Liai ia lá e que j verificando que o sou nome estava envolvido, nesse dia não teria a coragem de pedir que os nomes fossem tornados públicos.