O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

16

quando encarregado pelo Sr. Presidente l da República, de organizar gabinete, veiu ter connosco, a nossa resposta foi esta:

>Tem V. Ex.a do Partido Kepublieano Português o que quiser; não pomos delimitação à sua acção; faça uni Governo nacional que é a nossa melhor aspiração e que no seu pulso forte de velho lutador ficará bem empunhada a bandeira da República». (Apoiados).

Saiu, no emtanto uma fórmula diferente, mas fique bem expresso que não foi por nossa responsabilidade.

Saiu uma fórmula parlamentar, em todo o caso fornia que não envergonha o Parlamento nem o diminui. (Muitos apoiados).

Os extra-parlamentares que se encontram nas cadeiras ministeriais, são men-talidades de tal destaque no País, são pessoas de tamanho saber e ponderação, que eu próprio, homem novo e que por isso mesmo tenho mais à flor do coração os estímulos de revolta contra todas as subserviências e contra todas as humilhações que me infrinjam, não me sinto humilhado por ter de apoiar o Sr. Francisco Correia, director do Instituto Superior de Comércio, professor distinto que ainda no outro dia foi erguido às mais altas culminâncias por aqueles que porventura , hoje o anavalham !

Também me não sinto humilhado por ter do apreciar o Sr. Fernando Bredero-de, não olvidando jamais da maneira quá-si romântica e teórica, com que esse homem, que vem da fidalguia, desde as escolas tem nitidamente marcado a sua atitude republicana. (Muitos apoiados). . E, assim não hesitou em vir à chamada como aliás não tem hesitado nas horas torvas e trágicas para a República. (Apoiados).

E que bem me sabe recordar a sua atitude na ditadura sidonista, eiii que a denúncia era processo sumário para a liquidação dum homem, tendo-se quási alongado aos tempos da decadência de Veneza, quando lá se abriram caixas de bronze em todas as esquinas para receber as denúncias de miseráveis que a tal se prestavam.

Pois bem nessa hora que foi uma prova para todos os caracteres de republicanos, nessa hora que foi uma hora de tim-

Diário da Câmara dos Deputados

bre para todos aqueles que têm um coração de homem, nessa hora, o Sr. Fernando Brederode, que vivia na tranquilidade do seu gabinete de trabalho e nunca se misturara ardentemente nas pugnas políticas partidárias, veiu serenamente cumprir o seu dever cívico, veiu às colunas dum jornal republicano afirmar a sua repulsa por uma tirania que nos sufocava a todos, e proclamou bem alto quais são as principais características que uma República deve ostentar.

Sr. Presidente : saiu este Ministério dum | certo número de grupos desta Câmara.

Disse nos jornais que nele entravam as esquerdas.

Que tristeza nós sentimos ao verificarmos que as mais altas competências jornalísticas e doutrinárias do nosso país não sabem o que quere dizer uma esquerda republicana!

Só deste lugar eu pudesse dar às minhas palavras um tom áspero de desafio, eu fá-lo-ia.

£ O que são as esquerdas dentro da República?

São precisamente aqueles partidos re-! publicanos que admitindo todas as nor-j mas sociais existentes, fazem apelo ao co-; nhecimento e aos métodos scientíficos para, a par e passo, nelas irem integrando i as realidades nascentes.

São precisamente aquela corrente que não se apega ao formalismo do domínio duma autocracia, nem ao exclusivismo da | nivelaç.ão das capacidades.

Todas as tentativas violentas de imposição, de formalismos, quere da direita, quere dá esquerda, são geradoras sempre da anarquia social.

E porque sabemos que esta tese é axiomática, não podemos deixar de compreender que esses formalismos são sempre opostos à organização e equilíbrio sociais, constituem sempre uma reacção, seja reacção vermelha ou reacção branca.

As esquerdas republicanas, porém, aceitam a ordem social.

As esquerdas republicanas aceitam o direito constituído e em •constituição, sendo profundamente criadoras. (Muitos apoiados).