O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 29 de Junho de 1020

ros de horas trágicas, que apóstolos da mesma causa bemdita, se abastardam nos ataques injustos e traiçoeiros ao Poder!

Perdõem-me V. Ex.as as palavras repassadas de amargura que estou proferindo, mas elas vêm da boca de um homem, que não quere nada da política, por que tem o seu destino assegurado pela sua inteligência e pela sua grande força de vontade.

Saí aos onze anos de casa, comecei a labutar na vida como marçano de mercearia, daí a anos fui sargento do exército, e hoje sou médico, exclusivamente devido ao meu trabalho e às minhas privações !

Eu só quero que a política do meu país seja direita e alta; eu só aspiro a que os homens da Eepública não sejam tam inimigos uns dos outros; eu só desejo que tenham a mesma isenção moral que eu tenho.

í Mas é tanta a cegueira, ó tanta a loucura, é tamanho o egoísmo, que os homens políticos da minha terra, em vez de se guindarem à, glória, precipitam-se na voragem do abismo!

Homem de pensamentos, homem de ideais, homem de sentimentos, homem de coração, eu não posso deixar de sentir neste momento todas as fibras do meu ser revoltadas contra tudo que se está passando!

jDir-se-ia que não estamos numa casa dte homens de inteligência equilibrada, mas num lugar de deliquescência moral, assistindo a unia formidável agonia da raça!

j Pode ser q'ue este amargo desabafo enrugue, numa fina ironia de scepticismo, certos lábios de pessoas não habituadas a sentir o poder dominador .das ideas, a fascinação alta dum sentimento, a reverberação dura espírito livre e indómito!

Um dia os anais desta Câmara serão lidos, e entre ruim e os scépticos a posteridade não hesitará.

j Os scópticos fizeram sempre através a História obra de corrupção e de miséria!

;Todas as calúnias e infâmias para um homem que se tem votado à causa da República em todos os lances!

j Tam modesto quo ninguém se pode opor a duvidar da sua honestidade!

Companheiro nas horas incertas, hoje ó como se não fora ôle um companheiro de todos nós, mas sim um inimigo que

21

fora para ali—rematada fatalidade — spara nos esmagar a todos.

Procurando a aliança dos seus mais invencíveis inimigos, não inutilizando as vocações, ele fez essa obra extraordinária, já aqui esquecida.

Não era mais do que o que se encontra no.programa do Governo.

^Quem tem autoridade, para falar em •medidas patrióticas em nome do País? (Apoiados}.

O Sr. António Granjo tem o processo de inventar factos, e dizia que o Governo não tinha maioria parlamentar.

<_ p='p' ter='ter' eu='eu' de='de' elemento='elemento' ante='ante' esta='esta' apreciação='apreciação' afirmação='afirmação' posso='posso' o='o'>

Muitas vezes o facto não existe nas condições que nos permitam prever que ele vai realizar-se, e nem sequer S. Ex.a tinha essa previsão esquecendo-se de nos afirmar em que fundava as suas informações.

Sr. Presidente: vai adiantado o debate.

Tenho de fazer estas considerações e digo bem alto o que pensa e sente um republicano sincero.

í Um peito de patriota como os que melhor o são!

Um homem que não tendo bens, tem crenças, e que tem o direito de profetizar, não com exageros, mas com certeza uma hora muito grave para a nossa pátria se prosseguirmos neste triste processo de fazer-se um debate de sentimento em vez dum debate de ideas, ou discussão do método, acção e trabalho.

Todos os métodos se preconizam. , Não se critica uma cousa chamada programa, o que em matéria de argumentação crítica é tudo quanto há de mais atrabiliário, e mais demonstrador duma profunda ignorância política do nosso tempo. (Apoiados).

Não quero de maneira nenhuma armar em pretencioso e possuidor dum saber que realmente não tenha.

Mas estas palavras são palavras sinceras, acentuando o empenho' que eu tenho de ver homens representantes da grande obra republicana enveredarem por outro caminho..