O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

32

termos de tamanha simplicidade, que me deu o direito de dizer que pactuou com a campanha que lá fora se faz contra o «pa-loio» nacional.

Não sei o qne significa isto, mas se falar muito.,, dizendo alguma cousa, é digno de registo; digno de registo é mais ainda, e de ponderação, o falar pouco sem dizer nada.

Foi precisamente o quo fez o Sr. Presidente do Ministério; quando todos supúnhamos que S. Ex.a, ao pedir a palavra pela segunda vez, vinha esclarecer os Icaders dos partidos, assistimos ao espectáculo de lho ouvirmos precisamente o mesmo que da primeira vez dissera, e que foi nada. (Apoiados).

Nas considerações com que acompanhou o pedido de autorização fiz uma afirmação que entendo do meu dever pôr em destaque sinteticamente:

Disse S. Ex.a que a «questão é grave» sobre o «problema das subsistências».

Mas pregunto: £ sendo assim, pensa em colocar-so em posição de encontrar a medicação para o mal?

Nada disso, dando-nos a impressão do farmacêutico de aldeia que, sem conhecer o sofrimeiilo, aplicava o remédio que ouvia dizer se deve aplicar-se em certos casos.

I,;Quere S. Ex.a remediar a doença sem conhecer as causas do mal?! Isto, é único!

Como foi falvez a mais importante frase proferida por S. Ex.a, eu sou levado a fazer um pedido, se S. Ex.a mo permitir, e é que S. Ex.a, de ora avante, se não apresente a falar em .nome do Governo, porquanto, a ser assim, adesilusão será completa; não da nossa parte.porque nós já conhecemos S. Ex.a, e muito bem, mas da parte daqueles que ainda nele depositam um pouco de esperança.

Disse S. Ex.a que os homens públicos não devem discutir homens, mas pôr em equação os problemas, olhando para as premissas e procurando a solução.

Mas, Sr. Presidente, para procurar dar solução a um problema, 6 preciso conhecer as premissas...

O Sr. Cunha Liai (interrompendo):—De resto, a solução que o Sr. Presidente do Ministério, reduz-se apenas a vir-nos pedir uma autorização de grande latitude.

Diário da Câmara dos Deputados

O Orador : —

<_ que='que' com='com' de='de' ser='ser' hora='hora' arcaboiço='arcaboiço' ex.a='ex.a' nacional='nacional' forte='forte' desta='desta' arcar='arcar' p='p' sente-se='sente-se' demasiadamente='demasiadamente' as='as' devo='devo' para='para' então='então' salvação='salvação' um='um' s.='s.' responsabilidades='responsabilidades' mas='mas'>

£ Mas quando o problema atinge um tal grau de gravidade, que exige providências imediatas, eu pregunto se, na verdade, S. Ex.a se sente com forças para resolver ôsse problema?

Eu estou convencido do que S. Ex.a se avaliará a si próprio.

Falo u-se no contacto havido entre o Sr. Presidente do Ministério e a lavoura nacional e veio à discussão uma ou outra frase que a imprensa apreciou, um ou outro orador que apresentou as suas opiniões, a que o Sr. Presidente do Ministério .opôs um quási terminante desmentido.

Eu entendo que é conveniente tocar em algumas, para ver se S. Ex.a as desmentes, a fim de se apresentar aos olhos do país, uma situação que a imprensa a si próprio criou.

Preciso é que afirmações desta ordem não tiquem cio pó, 6 que, só ficarem, elas mereçam da nossa parto a mais severa reprimenda.

O Sr. Júlio Martins (interrompendo): — Um Deputado desta Câmara tentou íalar nessa «tourada» e qifási que teve de retirar-se.

O Sr. Presidente do Ministério e Ministro da Agricultura (António Granjo),— j Não é exacto! O Sr. Plínio e Silva falou largamente; foi, por vezes, bastante apoiado, esteve até o fim do banquete, e saiu de lá na mesma ocasião em que eu saí.

O Orador: — Nessa sessão, Sr. Presidente, fizeram-se afirmações que demonstram bem à evidência o ódio profundo, o ódio doentio que esses homens tOm para com o regime que S. Ex.a o Sr. Presidente do Ministório está servindo no Governo.

Disse-se, e quem o disse foi o Sr. Correia Guedes.. .

Sr. Presidente: a frase, se foi proferida, tal qual vem exarada, merece cia nossa parte uma severa reprimenda.