O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

8

Diário da Câmara dos Deputadoê

fenómeno que dá esperanças para iif nossa vida social também.

Sr. Presidente: repito, para terminar as minhas considerações, como principiei.

É necessário que o Parlamento seja cumpridor dos seus devores, para -que o Parlamento de Portugal não seja uma instituição que pareça estar ern falência.

Para isso, o primeiro problema a tratar é estudar a transformação do seu funcionamento, e para isso existem certas bases, sobre a Mesa a que V. Ex.% Sí. Presidente, preside.

Eram estas as considerações que eu queria faze", e pelo sussurro que noto na Câmara r ceio que mais uma vez elas sejam em vão, iras eu creio que é necessário ir falando sempre no assunto nesta hora que atravessamos, e que serei ouvido pelos homens que sempre tf3m trabalhado.

Tenho dito.

O Sr. Presidente : —EstHo presentes 70 Srs. Deputados.

Foi aprovada a acta.

Admissões

Soo admitidas as seguirdes proposições de lei, já publicadas no «Diário do Governo».

Propostas de lei

Do Sr. Ministro das Finanças, regulando a substituição dos recibos comprovativos do pagamentos ordenados pela Junta Governativa do Reino de Portugal.

Para a comissão ãe finanças.

Do mesmo, reforçando a verba para serviços das Alfândegas, Serviços internos, Abonos variáveis, Emolumentos do Contencioso Fiscal o Técnico.

Para as comissões de finanças e Orca-

t/ _•• .»

mento conjuntamente.

Do mesmo, autorizando a cimhagem até 3:000.000$ em moeda de bronze de $05. Para a comissão de finanças.

Do Sr. Ministro da Instrução, fixando os vencimentos dos professores contrata-tados de Escolas Primárias Superiores.

Para a comissão de instrução primária.

Projectos de lei

Do Sr. Baltasar Teixeira, reduzindo os subsídios que percebia a Associação de

Escolas Móveis e Jardins-Escolas João de Deus.

Para a comissão de instrução primar ia ~

Do Sr. Bartolomeu Severino. autorizando o Governo a consignar, do fundo especial dos Caminhos do Ferro, até 2:000.000$ anuais aos encargos de um empréstimo para complemento da \7iaoão^ ferro-viária na Beira Alta.

Para a comissão de caminhos de ferro.

O Sr. Presidente : — No interregno parlamentar faleceu o Sr. coronel Desidério Beça, que era Senador e um devotado republicano, e que ao País prestou assinalados serviços, principalmente nas colónias.. Interpreto de certo o sentimento da Câmara propondo que na acta se lance um voto de sentimento.

/S. Ex.a não reviu.

O Sr. Álvaro de Castro: — Sr. Presidente, é com profundo sentimento que me associo ao voto proposto por V. Ex.:l, lamentando, tanto mais nesta ocasião, que desapareça um grande patriota e um bom republicano, que desempenhou os mais altos cargos com reconhecida competência, deixando o seu nome assinalado nas páginas da, historia da Kepública, dando sempre a sua cooperação e o seu sacrifício e7n bem da Pátria e da República.

O orador não reviu.

O Sr. Costa Júnior: — Em nome da minoria socialista associo-me ao voto de sentimento proposto por V. lix.a

O orador não reviu..

O Sr. Viriato da Fonseca:— Em nome do Partido Liberal associo-rne à proposta apresentada por V. Ex.a pela morte do nosso colega e meu camarada, que tanto-na África como na Metrópole prestou assinalados serviços que mereceram o respeito de todos os portugueses; serviços, como os gráficos, que foram desempenhados por uma fornia extraordinária e bela.

O Partido Liberal é com o máximo sentimento que só associa ao voto proposto por V. Ex.:l

O orador não reviu.