O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sçattlo dç 18 de Outubro de

V Ex.a pelo falocimonto do Sr. coronel De-sidério Beça. S. Éx.a era uni grande republicano e um graúdo patriota, prestando muitos serviços, pelo que a sua morte foi muito sentida. O orador não reviu,

O Sr. Nuno Simões: — Em. nome dos trasmontanos, associo-me ao voto proposto pôr V. Ex.a, tanto mais que Dcsi-dórío Boca falocou quando se realizava o Congresso em Trás-bs- Montes, de que eu í azia parte.

Causa nos verdadeira mágoa a sua morto, pois foi sempre um bom o dedicado republicano.

U orador não reviu..

O Sr. João Camoesas: — Em nome do Partido Republicano Português associo--me ao voto de Sentimento proposto por V. Ex.a pela morte de Desidérjo Beça, que foi um bom republicano, grande patriota e excelente funcionário.

O orador não reviu.

O Sr, Presidente 4o Ministério e Winis-trp 4a Agricultura (António Grmijo); — Associo-me, em n,ome do Governo ap VQ» toiprpppstp por V. Ex.a

íí$p pqsso esquecer os serviços pres-tadps por posidérie Beça, como militar e çpmp cidadão. Como militar, desempenhou as oomissOos de serviço as mais importantes, como foi a que dosem pontoou. em África, e, Qomp sempre, desempenhou honrando o seu país.

Não posso também esquecer que Ole foi o principal organizador da Instrução Militar Preparatória, o que, em todos os regimes democráticos, constituo $ demonstração de educação cívica. doff).

O orador não reviu.

O Sr- mTesqu;ta Carvalho :*— -Sr. Presidente : em nome dos Deputados Independentes eu associo-mo ao voto de sentimento por V. Ex.a proposto pelo falecimento do ilustre Senador Sr. Coronel J3esidérÍQ Beça,

O orador não reviu,

_}i — Em vista das pá* lavreis proferidas poios leaders dos dife

Partido^ desta C&mara,

aprovado o voto de sentimento que propus.

O Sr. Afonso de Macedo: — Sr. Prosi-dimto: tendo falecido o Sr. General flatos Cordeiro, republicano ilustre o uma das figuras primaciais dg nosso exército, eu proponho a Cílmara que na acta Seja consignado um voto de sentimento pelo infausto acontecimento.

Foi aprorado por HnanimMade o voto proposto pelo /Sr. Afonso de Macedo.

O Sr. João CamOesas (Para um reqne-riinento*): — Sr. Presidente: peço a V. Kx.a que consulte a Câmara sobro se concorda que amanhã, entre om discussílo o parecer que tom o n.° 28f>. se não estou em erro, que visa a alterar o modo de funcionamento das duas casas do Píirla-monto,

O orador rí&o reviu.

O Sr. Presidente: — EstTo na Mesa uns bilhetes de convite para os Srs. Deputados que queiram assistir a uma con-f«»rência que se realiza na Sociedade de Geografia.

O Sr. Costa Júnior: — Sr. Presidente: peço a V. Ex.a que mo ronceda a pala-V|-a para uni negócio urgente.

O Sr. Presidente : — V. Ex.a tem dq vir à Mesa declarar qual o assunto que deseja tratar em negócio urgente.

O Sr. Cqsta Júnior: ---Desejo tratar dos decretos n.°e 0:911 e 0:021, promulgados polo Ministério do Trabalho.

O Sr- Presidente : — Consulto a Câmara sobro se considera urgente o assunto que o Sr. Costa Júnior pretendo discutir.

foi aprovada a urgência.

O Sr. Costa Júnior fPara. nm urrjenti'): — Sr. Presidente: o Sr. Presidente do MinistíMÚo o Ministro da Agricultura dissa-me há pouco, qunndo eu usei da palavra, quo o decreto n.° 0:911 íinlja muitos artigos parecidos cora o projecto do Sei do Br. ííornung.