O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Scse&o de 29 de Outubro de 1920

paratados ou dispares assuntos em referên- j cias cuja relação com o assunto ninguém conhece, espraiou-se em considerações que, do facto,

Sr. Presidente: n3.o falemos de mim, porquo a minha possoa pouco importa. A tremenda facilidade de expressão, a desenvoltura (In linguagem quo tanto seduz alguns republicanos, faz com que os inimigos da Hrpública se apoiem precis-a-mente, nossas cnticas tendenciosas, que comem às vexes muito de torpes insinuações, para fazer o seu ataque, ás instituições e uMicanas. (Apoiadosi.

A U publica uào sofrerá jamais, se um Ministro tiz.-r mu contrato mau e | agar com a demissão ou com a cadeia o t>cu erro administrativo, mas a llejuibliea sofrer;', g m pró quando qualquer lumn m de qualidade o posição como é um U< pulado não tiver medida na linguagem v medida ua jicção e

Um afarie do Sr. Oiinho, Lkd.

O Orador: — Qíie um contrato ee dis» cuta íin-pliimouií.', que todas as suas disposições s ej u m objwío -da mais minuciosa amUiso, qu« se averigueiu mesmo as relações q LIO exLstena entro os Ministros o os €^ ô taia ^Cíiiui)') u;íe ^e

não possa dar o easo de, por virtude de-acusaçôcs vaga» e indeíenidãs, de insinuações imprecisas, em voz de sofrerem apenas os homeus seja atingida'especiaimente-a Kepública. (Apoiados).

Que importa que um homem pratique um erro ou um crime se ele tiver as sanções que a Constituição da República ou a lei impõe? O que importa, o muito, é que da parte do Governo há a obrigação-de mio consentir que em volta dele ou de qualquer instituição republicana se estabeleça uma atmosfera de suspciçòes don-tro da, qual se não pode viver porque-nada se pode provar. (Apoiados).

Sr. Pi evidente: afastada, portanto e prla minha parto, esta questão, compote-me mxphcar algumas disposições do contrato, respondendo ao Sr. Cunha Liai, O-único membro desta casa do Parlamento que até agora o z.tacou.

Já ilisMj, e digo-o novamente, que só me considero hab.litado a responder >ôbre o contrato dus trigos, que Io i por mim disrui-id.o o assinado, visto que o dos car-vòes foi discut.do o assinado pelo Sr. Mi= nifctro ('as Finanças.

O Sr. Cunha Liai:—Mas então V. Ex.a deu autoiixaçào para se taxe r uma cousa. qiu1 dexo.ria ser da sua autoria e é, portanto, da sua responsabilidade.

• O Orador: —Eu já disse que o«ta de-cia ração não implica, de forma aJ^utua^ inmirintenção do eximir mo a rcsponsabi-lidados. (Ajíoiiidutt).

Sr. Presidente: é do coníiechnonto de todos a situação actuni, sobre a maneira de lazer os íorueciiuentOB 4e ti'igo ao país.