O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 22 de Novembro de 1920

vêrno todo o seu apoio mais decidido e patriótico, e esperam que essa obra será a que neste momento a República tem o direito de lhe exigir. Tenho dito.

O Sr. Orlando Marcai: — Sr. Presidente: em. nome do Partido Republicano Popular, que fiel aos seus claros princípios e ao seu nítido programa, cujo objectivo é o engrandecimento da Pátria, venho gostosameute, interpretando o sentir desses denodados lutadores, que são os meus correligionários e em especial dos parlamentares que ornamentam o nosso agregado político nesta Câmara, apresentar ao Governo da presidência do Sr. Álvaro de Castro Iodos os respeitos, homenagens e saudações, com a declaração mais sincera da nossa mais decidida solidariedade.

Estas expressões de entusiasmo, não são o produto egoístico e vão de distinguir carinhosamente naquele lugar, duas das figuras mais «cintilantes do meu partido, que são ao mesmo tempo das mais imperativas do nosso meio intelectual o político ; mas a pureza da ié que engrandece os espíritos, quando convencidos da ressurreição duma Pátria amortecida, mercê da obra assinalável a que se propuseram os membros da actual governação pública. (Apoiados).

Sr. Presidente : foi numa hora grave paru a nacionalidade portuguesa, quando um negro e trágico ponto de interrogação' avulta aos olhos alarmados dos verdadeiros patriotas, que se constituiu o presente Ministério.

Altas personalidades o têm proclamado com segurança, e, puis que assim foi necessário proceder, aguardaremos confia-dammte que as nossas esperanças se realizem, e que o país por meio de orientação e de processos novos, se resgate dos erros do passado e alcance o bem-estar, por que todos anseiam, o que constituirá o triunfo máximo do ideal que propugnamos.

E o Governo formado por verdadeiros republicanos, espíritos de eleição, estóicos patriotas, homens de fé imorredoura e de energia inquebrável, características essenciais para assumirem a responsabilidade do bom agir num momento angustioso para n vida da nação, o quo ó um sintoma {'loiumíi1 iU» reviyflscOnciii o so

11

para o alcance dos seus destinos sagrados. (Apoiados).

Apresentou ele, como início de uma obra que há-de ficar na simpatia de todos os bons portugueses, um programa conciso e sintético, cortado de afirmações que não admitem dúvidas e iluminado pelo clarão que incita os apóstolos através do caminho da verdade, de tal modo admirável que nos leva a proclamar que, a cumprir-se, desde que o consintam as ambições e as vaidades, estará salva a nacionalidade. (Muitos apoiados).

Mas se os desatinos e as paixões que tanto nos separam e têm sido nocivos à vida do país se apaziguarem, porque já tarda a hora de reconhecer o péssimo caminho trilhado e porque ó esta a mais própria (Apoiados), pode ter-se a certeza de que esse programa ha-de ser cumprido fielmente', através de todos os sacrifícios, para bem da Nação que tanto o reclama. (Apoiados).

Por conseqúênciaj Sr. Presidente, o Partido Republicano Popular, organizado com o exclusivo fim de congregar esforços para a ressurreição moral, económica, política e financeira duma Pátria que se ia afundando no abismo insondável das misérias, por entre a cachoeira dos erros de toda a espécie, não podia negar a sua colaboração sincera, honesta, desinteressada, a uma obra que reconheceu inadiável e que não pertence a nenhum agrupamento em particular, mas que nasceu deis necessidades nacionais, que é de todos os portugueses dignos desse nome, porque diz respeito ao engrandecimento do país e dela depende o seu futuro de redenção e de progresso. (Apoiados).

Da consecução dessa obra são garantia bastante os valores mentais e morais que compõem o Governo, os quais se impõem à nossa consideração e entusiasmo.

A começar pelo Sr. Álvaro de Castro, Presidente do Ministério, cuja vida política, militar e social, é o espelho claro onde se retratam o esforço, a tenacidade, a inteligência, a rectidão c a valentia, todos os que o acompanham na espinhosa missão a que só devotaram, pelas suas altas qualidades e virtadeG impecáveis, são a prova concludente das minhas palavras de verdade.