O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de í l de Dezembro de 1922

. 25

foi por certo grande de .roais, para que não tenhamos uma compensação de ordem moral ou material.

Mas isto íaz-se com uma representação diplomática boa e não com a que temos actualmente, que de uma. maneira geral — porque há excepções muito honrosas — é tu do qu anto há de mais negativista.

Portanto, Sr. Presidente, se tivermos urna representação diplomática que prove que a nossa situação financeira é a consequência da especulação e do abandono moral a que fomos votados após a guerra, e "que a nossa balança económica não é inferior à de muitos países, cuja moeda não está tam desvalorizada como a nossa, n nossa situação nacional, apesar da especulação criminosa que se tom feito, seria muito melhor do que é hoje.

Foi assim que a Itália, com a subida do actual presidente do Governo, conseguiu que' a lira passeasse, quáside utu momento para o outro, da casa dos 58 para a casa dos 71.

Fica portanto demonstrado que o ódio e o prestígio dos homens que se encontram nas cadeiras do poder são factores que se encontram absolutamente ligados à roda financeira.

É preciso pois que V. Ex.a ligue o sou prestígio à nossa situação.

O Sr. António Maria da Silva andou bern.

Sob o ponto de vista colonial...

0 Sr. Presidente: — E a hora de se passar à parte de antes de se encerrar a sessão.

1 V. Ex.a quere ficar com palavra reservada ?

O Orador:—Eu roqueiro a V.Ex.a que seja prorrogada a sessão até terminar o debate.

É aprovado o requerimento.

O Orador: — Sob o. ponto do vista colonial, a declaração ministerial é muito vaga.

Devo para o facto chamar a atenção do país e do Governo.

jlj por certo grave, e não farei considerações que possam prejudicar quaisquer démarches nesse sentido.

O que quero é que os homens é que se encontram nessas cadeiras, e principalmente o Sr. Ministro das Colónias, digam só pó* dera arcar com as responsabilidades tre-

mendas que neste momento pesam sobre os seus hombros.«

1 Entendo que os representantes da nação devora conhecer estes assuntos, embora à poria fechada. (Não apoiados).

Que haja uma sessão secreta para in^ formar o Parlamento de tudo que se passa, e tenho a certeza absoluta de que todos os lados da Câmara e o Senado terão patriotismo bastante para colaborarem com V. Ex.Vi, prestando assim um serviço ao País, quando V. Ex.as traçam à Câmara uma questão complexa e difícil sobre assuntos coloniais.

Compreendo o alcanço desta questão; mas quero chamar a atenção de V. Ex.a para o que se relaciona com a ilha de S. Tomé, onde o esforço poituguôs se manifesta, dando-nos a impressão de que a raça portuguesa é capaz de produzir 'para que essa colónia não-esteja absolutamente à merco do situação precária e difícil, porque nem sequer podo produzir o que ó necessário e do que pode tirar proventos certos e importantes.,

K n poderia fazer ainda sobre assuntos quo correm por outras pastas considerações decerto interessantes e oportunas; a hora. porem, vai já adiantada e eu não deecjo cansar a atenção da Câmara.

Todavia, Sr. Presidente, ou não posso deixar passar o ensejo que a apresentação do novo Ministério me proporciona sem pronunciar algumas palavras de justa homenagem a alguém que na gerência das pastas que sobraçou no Governo anterior, deu as mais brilhantes provas dum espírito rasgadamente moderno, inteiramente compenetrado das necessidades nacionais no momento difícil c[ue atravessamos. Refiro-me ao nosso ilustre colega Sr. Vasco Borges, que eu sinto não ver fazer parte do actual Ministério.

Espero, porém, quo o SPII sucessor, o Sr. Brederode. ligura do iucontostáN ol vá* lor no nosso moio, seguindo as pisadas do sen antecessor, produza urna obra que seja como que a continuação daquela que foi já tam com potentemente iniciada.

E já quo falo, embora indiretamente, 'na pasta'do Cmnórdo. s?ja-me permitido enviar para a Mesa os seguintes

Requerimentos