O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 20 de Dezembro de 1922

27

Câmara me associar à proposta de V. Ex.a, que é no sentido de se prestar uma justa homenagem à memória da grande actriz Virgínia, lançaudo-so na acta desta nossa scssilo um voto de sentimento pela sua morte.

Sr; Presidentof: a actriz Virgínia foi uma insigne artista que levantou a bem alto as tradições artísticas da raça portuguesa, dando-lhes singular e notável relevo.

Foi uma artista autenticamente portuguesa, nos seus processos de representar e nas suas interpretações.

Foi bem uma artista da nossa raça e ainda por esta razão ela bem merece as nossas homenagens.

O seu nome ficará inscrito em letras de ouro na história da nossa literatura dramática.

Toda a sório de personagens que ela interpretou, desde ^ Madalena, de Frei Luís de Sousa, até a Emília de Os Velhos, ficará para sompre a viver nos fastos do teatro poitugués.

Tenho dito.

O orador não reviu.

O Sr. Paulo Cancela de Abreu: — Em

nome da minoria monárquica associo-me ao voto de sentimento que V. Ex.a acaba de propor à Câmara pelo passamento da grande actriz Virgínia.

Eu não sou dos que tiveram a felicidade de ouvir a actriz Virgínia, mas-recordo-me da consagração que ela recebeu, em Coimbra, dos académicos, quando ali foi tomar parte num espectáculo promovido pelos mesmos académicos.

Ainda possuo as mais belas recordações dessa noite de triunfo que o foi o verdadeiro para a actriz Virgínia, que recebeu uma manifestação da Academia de Coimbra, como só esta é capaz de levar a efeito.

Termino, pois, como comecei, declarando que acompanho a Câmara nesta manifestação de pesar.

O Sr. Ginestal Machado: — Em nome da direita da Câmara tenho a honra do

me associar ao voto proposto por V. Ex.a e só tenho a aplaudir V. Ex.a por ter in-frigido o Regi monto pelo motivo porque o fez para manifestarmos aqui a nossa homenagem àquela que proporcionou ine-' .gualáveis e deliciosos momentos espirituais àqueles que já vamos avançados no caminho da vida e que aos novos já não foi dada.

A actriz Virgínia é uma das maiores e mais nacionais glórias, ela sabia como ninguém dar toda a significação e característica do sentimento português, do sentimento amoroso; ninguém soube dar tanta expressão à alma nacional.

Associo-me profundamente comovido em nome da direita e por mim também ao voto proposto por V. Ex.a

O orador não reviu.

O Sr. Dinis da Fonseca:—Em nome da minoria católica associo-me ao voto proposto por V. Ex.a

Morreu uma grande artista portuguesa e ninguém melhor do que ela soube elevar a arte e desmentir o principio de que a arte a:ida junta com o vicio e bena ao contrário acompanhou a virtude,' e se soube ser grande na vida, na morte morreu cristãmente e eu creio bcin que será ditosa na eternidade.

O orador não reviu.

O Sr. Ministro do Comércio e Comunicações (Fernando Brederode): — Sr. Presi-"dente: em nome do Governo associo-me ao voto proposto por V. Ex.a

O Sr. Presidente: — Considero aprovada por unanimidade a minha proposta.

Apoiados.

A próxima sessão é no dia 8 do Janeiro de 1923.

Ordem do dia:

s

Projecto de Regimento da Câmara e a de hoje com exclusão do projecto de lei n.° 377-C.

Está encerrada a sessão.

Eram W horas e 3õ minutos.