O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

15
Sessão de 19 de Fevereiro de 1923
do podem ficar dentro desta sala, para evitar reclamações semelhantes à do Sr. Carlos Pereira.
Deixo-me V. Ex.ª fazer notar que estava presente na sessão e respondi às duas chamadas.
O orador não reviu.
O Sr. Presidente: — A sessão poderá ir até às 5 horas e meia, se êste dia estiver claro; senão, encerrar-se há mais cedo.
Foi aprovado que as sessões funcionem até haver luz nas salas.
O Sr. Álvaro de Castro: — Sr. Presidente: no intervalo das sessões deu-se um facto político da maior magnitude para a República.
Tenho a honra de comunicar à Câmara que se constituiu um novo Partido, e, em nome dêsse novo Partido, dirijo a todos os lados da Câmara as suas saüdações.
O Partido que se constituiu, que se denomina Partido Republicano Nacionalista, vem trazer à República Portuguesa a sinceridade dos seus sentimentos, hasteando bem alto os princípios republicanos, e sendo, primeiro que tudo, um Partido que deseja actuar intensamente, dentro da Constituïção e dentro da ordem.
Apoiados.
Animados dos princípios liberais e progressivos que se manifestaram sempre em toda a sua vida política portuguesa, não quero caminhar tam ràpidamente que o seu progresso pareça um retrocesso, mas procurar sempre avançar de harmonia com os princípios liberais progressivos, integrando-se, quanto possível, dentro do espírito da nação, para o que buscará as suas ideas no mais íntimo da consciência popular, traduzindo os seus anseios e dando forma aos seus desejos, inteiramente de acôrdo com os princípios que têm norteado a actividade política que domina todas as organizações progressivas, e que vem trazer a harmonia política, não à agitação perene dos seus interêsses, mas à vitalidade efectiva de princípios, para a regeneração da Pátria Portuguesa.
Republicano, profundamente republicano por princípios, que muitos dos seus homens, o seu maior número, tem agitado em toda a sua vida, será penhor seguro e absoluto de que a República conta mais uma fôrça activa, inteligente e dominadora, para dirigir os seus destinos, pela forma elevada de alcançar o Govêrno, na certeza de que governará, não no sentido partidário, que se não percebe à luz da política, mas fôra dêle, porque continua a sua política dentro dos princípios que foram fixados pela Constituïção de 1911.
Ficará dentro dos princípios que o programa exige, aquilo que na sua larga, propaganda expôs, desejando levar a convicção a todos os espíritos, conseguindo que as ideas expendidas na Constituïção não sejam apenas ideas da República, mas da Nação Portuguesa.
Apoiados.
Animado dos princípios de tolerância política, reclamada por todos os partidos, mas nem sempre praticada, reconhecendo que todos os republicanos têm obrigação de congraçar-se para produzirem a obra de progresso social, fazendo no emtanto a, política individual relativamente ao Partido, porque deseja bem marcar a sua fisionomia politica (Apoiados), duma maneira bem clara, afirmada pelos seus princípios e por um conjunto de ideas de modo que o Partido signifique unidade e coesão. Nêle podem integrar-se todos que esperam com ansiedade que na República Portuguesa se abra um Partido capaz de integrar as ideas que ainda hoje não encontraram realização nos partidos existentes, ideas e princípios de tolerância e progresso, o que já afirmou em manifesto dirigido ao País.
O nome adoptado pelo novo Partido define uma política de realização da obra profícua para a República.
Define o espírito da liberdade por que pugnará.
Apoiados.
Animado, pois, Sr. Presidente, dos mais altos sentimentos republicanos, e em nome do Partido Republicano Nacionalista, a que tenho a honra de pertencer, eu comunico à Câmara a sua constituïção, certo de que êle encontrará da parte de todos os republicanos palavras de carinho e de afecto, que são dignas de todos aqueles que procuram engrandecer a República e a Pátria, muito principalmente na situação desgraçada em que nos encontramos.
Vozes: — Muito bem!