O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

6
Diário da Câmara dos Deputados
-se uma comissão mixta de engenheiros, jurisconsultos, e representantes do Ministério dos Negócios Estrangeiros, a qual também não levou ao fim os seus trabalhos porque os delegados portugueses desejaram consultar o seu Govêrno e os delegados espanhóis...partiram para banhos.
Depois disto — o já lá vão quási três anos — nada mais se fez!
Aguardarão ainda os delegados a resposta do Governo?!
Como se explica tamanha delonga?!
E, entretanto., Sr. Presidente, o Douro internacional tem um desnível de cêrca, de 400 metros, que pode produzir 450:000 a 500:000, cavalos de energia, ou sejam, para Portugal, 250:000 cavalos!
Nada menos de 110:000 quilovátios, livres de perdas: qualquer cousa como o correspondente a 1. 800:000 toneladas de carvão, isto é, muito mais do que aquele que nós actualmente importamos!
Computando o preço médio actual do carvão a 200$ a tonelada, a energia produzida equivaleria hoje a 360:000 contos de combustível!
Mesmo que se repute deminuto o total de 400:000 a 500:000 cavalos de energia que alguns consideram poderem produzir as possibilidades do declive dos nossos rios — e de que não aproveitamos a décima parte- afigura-se aos entendidos que, pela nossa parte, encontraremos de Paradela a Barca 4e Alva o nosso, mais poderosa manancial de energia hidro-eléctrica produzido por um caudal médio de 100 metros cúbicos por segundo, alcançado no verão por vastas albufeiras.
Poderá, pois, vir a ser a nossa «água lustral» êste, caudal magnífico, quente agora criminosamente temos deixado escuar-se inaproveitado, quási inútil, como se não valesse uma torrente de ouro, drenando-se no oceano imenso!...
E entretanto vejamos o que acontece em outros países: a França numa possibilidade de 8. 000:000 a 10. 000:000 de cavalos, aproveitava em 1913 já perto de 900:000; a Espanha produziu 300:000, a Itália perto de 800:000, e pode produzir 5. 000:000; a Alemanha produz mais de 800:000 do 1. 500:000 que poderá obter. Toda a Europa devia produzir em 1913, segundo os dados obtidos pelo Sr. Dr. Francisco Caeiro, cêrca de 3. 500:000 cavalos. Os Estados Unidos só de Niágara, que dizem ouvir-se a 80 quilómetros de distancia, obtém 500:000 cavalos.
No último outono e no presente inverno, Eolo fustigou as terras de Portugal com a repetida acção do seu nefasto leste, que queima e definha os campos e dizem ser portador de maleitas.
Não é mau porque venha de Espanha êsse suão maldito. E mau porque vem de leste. Mas como de Espanha vem, trouxe-nos nas soas asas frases imprecisas, comentários leves, afirmações vagas, que, vindo, doutro ponto, poderiam justificadamente ferir a nossa sensibilidade de patriotas, mas que, por virem de onde, vêm, duma nação amiga — só perpassaram ao de leve como, a brisa dum bom quadrante, deixando apenas no nosso espírito o convencimento de que é preciso, abandonarmos de vez a apatia a que nos votamos e entrarmos aberta e desassombradamente no campo das realizações, pelo que respeita àquele notabilíssimo empreendimento.
Apoiados.
A afirmação feita aos interessados, na presença do Soberano de Espanha, por um dos seus Ministros, de que a questão; das quedas do Douro era uma partida ganada, teve o condão, de alarmar muitos dos bons portugueses, porque se supôs ao princípio que a frase tinha outro significado e intenção que não fôsse o convencimento do Ministro de que a solução, chegaria a bom termo, desde que o seu rei prometera interessar-se por ela dedicadamente.
Há pouco tempo, porém, uma lufada maior do regelante Janeiro trouxe-nos notícias das démarches dos comissionados de Zamora e Salamanca, presididos pelos venerandos prelados das suas dioceses junto de Sua Majestade El-Eei D. Afonso XIII, do seu Govêrno e, nomeadamente, do seu Ministro de Fomento, D. Rafael Gasset, que o Diário, de Notícias classifica do primeiro hidrólogo do país vizinho.
Segundo relatou a imprensa, na representação entregue, as duas províncias reclamam o rápido andamento dos processos relativos às quedas de água do Douro internacional, «e que, no caso do se não chegar a um acôrdo, se aceitem as soluções espanholas». Isto em resumo.