O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

22
Diário da Câmara dos Deputados
recolher as apreciações de todos aqueles que tratam de estudar com carinho os assuntos militares. E S. Ex.ª mostrou ter-se dedicado com amor ao estudo das questões militares. Oxalá que todos os profissionais assim fizessem. S. Ex.ª pode ser considerado profissional, pois que, sendo miliciano, deu provas do seu valor combatente na Grande Guerra.
Quando se trate duma organização do. exército, emitirei o meu parecer sôbre diversos pontos que S. Ex.ª abordou, e terei então todo o prazer em estar de acôrdo com muitas das considerações de S. Ex.ª
Tenho dito.
O discurso será publicado na íntegra, revisto pelo orador, quando, nestes termos, forem restituídas as notas taquigráficas que lhe foram enviadas.
O Sr. Presidente: — Não está mais ninguém inscrito.
Vai votar-se.
Foi aprovada a proposta, na generalidade.
O Sr. Presidente: — Vai ler-se o artigo 1.º
Foi lido na Mesa.
O Sr. Ministro da Guerra (Fernando Freiria): — Depois de formulada a proposta e por virtude dos últimos temporais, vários estabelecimentos militares sofreram grossas avarias; alguns ficaram com os telhados destruídos, que se torna necessário reparar.
Por isso eu sou forçado a enviar para a Mesa um aditamento, e já também depois de ter apresentado esta proposta à Câmara, por informações que me foram dadas, eu reconheci a necessidade de reforçar uma outra verba.
Refiro-me à que é destinada à aquisição do bronze para o Monumento aos Heróis da Guerra Peninsular, aquisição que estava orçada em 4 contos.
Como V. Ex.ªs vêem, dada a desvalorização da nossa moeda e o preço do bronze, uma tam reduzida quantia para nada serviria.
Daí a necessidade a reforçar por forma a poder concluir-se o referido monumento, que ficará sendo o mais belo da capital.
Creio bem que para um tam patriótico fim a Câmara não regateará o seu voto à proposta que mando para a Mesa.
As propostas foram admitidas.
O orador não reviu.
Propostas
Aditamento à alínea c):
Capítulo 4.º, artigo 49.º Instalações e reparações em quartéis e edifícios militares, 260. 000$. — A. Freiria.
Despesa extraordinária:
Capítulo 15.º -A. Para aquisição do bronze destinado ao Monumento aos Heróis da Guerra Peninsular, 46. 000$. — A Freiria.
O Sr. Carvalho da Silva: — Achamos nós dêste lado da Câmara que não há nada mais natural do que pensar-se na conclusão do Monumento aos Heróis da Guerra Peninsular.
Simplesmente a oportunidade é que não é, neste momento de dificuldades financeiras insuperáveis, a melhor.
E preciso não nos esquecermos que a situação precária do Tesouro Público nos impõe o dever de gastarmos apenas o estritamente indispensável.
Nestas condições, a minoria monárquica ó, no presente momento, contrária ao reforço pedido pelo Sr. Ministro da Guerra.
Quanto ao reforço de 260 contos, da verba destinada a reparações, eu devo notar a S. Ex.ª que acharíamos preferível que tal importância saísse, dos saldos das unidades, tanto mais que a êstes é dada, por vezes, uma aplicação que a lei não consigna.
Tenho dito.
O orador não reviu.
É aprovada a emenda da comissão de guerra.
São aprovados os aditamentos à tabela n.º 2, apresentados pelo Sr. Ministro da Guerra.
É aprovado o artigo, salvo a emenda.
São aprovadas as tabelas referentes ao artigo
Lê-se o artigo 3.º
O Sr. Ministro da Guerra (Fernando Freiria): — A fim de ficar devidamente esclarecido o artigo 1.º, mando para a Mesa um artigo novo, que passará a ser o artigo 3.º