O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

18
Diário da Câmara dos Deputados
blicanas, de boa prática será que se lhe dê alguma cousa que fazer, de maneira a arrancar do orçamento do Ministério da Guerra duas verbas que são verdadeiramente fabulosas: a da artilharia de costa e a dos serviços de torpedos fixos.
Para apontar factos e sem comprometer a segurança nacional, direi que no primeiro batalhão da artilharia de costa se mantém uma companhia, a mais cobiçada de todas, que é a sétima, a guarnecer o forte do Bom Sucesso, para dar salvas.
Ninguém se preocupa com a economia que representava a supressão dessa unidade.
Para desempenhar a função que ela actualmente tem, bastava que naquele forte estivesse uma companhia de reformados da armada. Era o bastante para manejar as peças que lá estão.
Esteve muito tempo aquartelada no Alto do Duque a sexta companhia do Batalhão de guarnição, que tinha a seu cargo a limpeza e conservação do aquartelamento, mas como lá existiam duas peças antigas, vá de criar-se uma nova bataria de costa.
Esta medida trouxe uma despesa escusada para o Estado e só serviu para permitir ao comandante do Campo Entrincheirado o oferecer aos seus amigos a situação cómoda de artilheiros de costa.
É a isto que eu chamo o desbarato dos dinheiros públicos e já o tenho demonstrado e melhor ainda o vou demonstrar pois mais vou dizer.
Não tem razão o Ministro da Guerra, nem qualquer outro Ministro em vir pedir reforço de verba à Câmara dos Deputados sem que paralelamente não tenha tomado medidas de forma a restringir os gastos.
Sr. Presidente: há mais. Eu tenho aqui num papel a organização de instrução no exército, o que é muito simpático, e não menos simpático é o instituto dos Pupilos do Exército; ninguém terá coragem de pensar em destruí-la, mas uma cousa é prejudicá-la e outra é, pôr as cousas nos devidos termos e dizer a verdade.
Há nesse instituto as cadeiras que vou enumerar.
Leu.
Estas inúmeras cadeiras têm por sua vez um grande número de professores.
Ora no tempo das vacas magras não se compreende êste luxo e muito menos excursões.
O Sr. Agatão Lança: — Essa excursão nada custou ao Estado.
Parece-me que a Câmara não pode proibir que os alunos façam uma excursão à sua custa.
O Orador: — É bom saber-se, Sr. Presidente, se essa excursão não terá pegado nos cofres do Estado, isto é, quem pagou os comboios, quem pagou a alimentação e quem pagou as despesas extraordinárias que se fizeram, pois, só assim é que poderá fazer um calculo exacto.
Temos ainda, Sr. Presidente, a Escola Militar, que continua a preparar alunos para as armas gerais em que os quadros estão absolutamente excedidos.
Eu não conheço, Sr. Presidente, nenhum diploma que me diga, que me determine que o Colégio Militar habilite para a profissão das armas, pois, se bem que seja um estabelecimento de carácter militar, professa o ensino secundário.
Há, Sr. Presidente, muitas outras profissões a que os alunos do Colégio Militar se podem dedicar sem necessidade alguma de estarem a pejar os quadros, que já se acham absolutamente excedidos, muito principalmente a artilharia de campanha, que é uma das aulas em que há maior número de alunos.
Temos ainda, Sr. Presidente, segundo a reforma militar de 1911, os serviços das indústrias de guerra, todas aquelas que o exército necessita para a sua missão estão conforme S. Ex.ª o Sr. Ministro da Guerra conhece muito melhor do que eu.
Temos ainda muitos outros cursos, conforme uma nota que tenho aqui na algibeira, e que vou ler.
São êstes os vários cursos que existem, entre os quais figura o que se refere à táctica da arma, que, como V. Ex.ª deve saber, só dá umas seis ou sete lições, não tendo ultimamente dado nenhuma, porque já se começou a entender, e V, Ex.ª já o devia ter entendido há muito, salvo o devido respeito, que êsses oficiais devem estar apenas encarregados dos serviços fabris do exército, distribuindo-se pelas suas unidades os oficiais que excedem da artilharia de campanha,