O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

28
Diário da Câmara dos Deputados
amanhã nos poderemos, ocupar das informações de V. Ex.ª
Tenho dito.
O orador não reviu.
O Sr. Álvaro de Castro: — Agradeço ao Sr. Ministro das Finanças as considerações que produziu; estou convencido de que o Govêrno virá dizer à Câmara o de que se passou.
Quero chamar a atenção de S. Ex.ª para o empréstimo projectado para Moçambique, e que, a efectuar-se, seria a ruína daquela colónia.
Espero que o Sr. Ministro trate do assunto.
Tenho dito.
O orador não reviu.
O Sr. Carlos de Vasconcelos: — Peço ao Sr. Ministro das Finanças o favor de transmitir ao Sr. Ministro das Colónias as minhas rápidas palavras.
Há dias, tive ocasião de mo dirigir ao Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros, fazendo-lhe o pedido de trazer à Câmara um projecto de lei acêrca da concessão feita a uma companhia italiana de amarrar um cabo submarino no pôrto de Cabo Verde.
S. Ex.ª disse que pelo seu Ministério não podia ser tratado o assunto, porque estava afecto ao Ministério das Colónias. Peço a V. Ex.ª que junto do Sr. Ministro das Colónias faça salientar êste assunto, que é muito importante, pois, se a concessão não fôr feita, a companhia fará a amarração nas Canárias ou em Dakar.
Tenho dito.
O orador não reviu.
O Sr. Ministro das Finanças (Vitorino Guimarães): — Amanhã terei ocasião para transmitir ao Sr. Ministro das Colónias as considerações do ilustre Deputado.
O Sr. Presidente: — A próxima sessão é amanhã, às 14 horas, com a seguinte ordem do dia:
Antes da ordem (sem prejuízo dos oradores que se inscrevam):
A que estava marcada, e o parecer n.º 91 — alterações do Senado ao projecto de lei que autoriza o Govêrno a contratar a amarração do cabo submarino no Faial.
Ordem do dia — Primeira parte:
Projectos de lei já aprovados no Senado — uma hora por deliberação da Câmara; parecer n.º 301, adiando o alistamento a determinados mancebos; parecer n.º 498, que modifica disposições do Código do Registo Civil; parecer n.º 160, sôbre licenças a funcionários municipais das colónias; parecer n.º 401, que suprime os exames de 2.ª classe dos liceus; parecer n.º 167-C, que regula o direito de preferência a que se referem os artigos 1678.º do Código Civil e 6.º do decreto de 23 de Maio de 1911.
Segunda parte:
A primeira parte da que estava marcada.
Terceira parte;
A segunda parte que estava marcada, menos os pareceres n.ºs 498, 160 e 91.
Está encerrada-a sessão.
Eram 19 horas e 45 minutos.
Documentos enviados para a Mesa durante a sessão
Parecer
Da comissão de finanças, sôbre o n.º 375-C, que abre um crédito extraordinário a favor do Ministério da Guerra para despesas com a comissão parlamentar de inquérito ao mesmo Ministério.
Imprima-se.
Projectos de lei
Do Sr. Francisco Cruz, regulando a promoção dos magistrados judiciais.
Aprovada a urgência.
Para a comissão de legislação civil e comercial.
Para o «Diário do Govêrno».
Do Sr. Sá Pereira, dando nova redacção ao artigo 1.º da lei n.º 1:158, de 30 de Abril de 1921.
Aprovada a urgência.
Para a comissão de guerra.
Para o «Diário do Govêrno».