O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

20

Diário da Câmara dos Deputado»

e inexplicável, que hoje se deu no Parlamento, o que é a repetição doutros que recentemente só têm dado, que eu pedi a palavra.

Não pode admitir-se, efectivamente, que os parlamentares iião tenham a mais ampla liberdade de tratar dentro desta casa os assuntos que quiserem. Demais, o Sr. António Correia não tratou aqui nenhum assunto por forma a merecer desta Câ-niara qualquer estranheza, e não pode admitir-se que alguém venha dentro desta casa fazer o que hoje se í'ez.

Muito sinceramente, pois, associo-me às palavras de V. Exa. e às do ilustre Deputado que acaba de falar, para que a Mesa torno as providências necessárias para que casos dêstes só não repitam e para que não fiquem impunes.

Apresento a S. Exa. os nossos protestos, o creia V..Ex.a que, sejam quais forem as divergências políticas que nos separem, em casos desta natureza somos sempre solidários com os nossos colegas,'

Apoiados.

O orador não reviu.

O Sr. Lino Heto : —Sr. Presidente : por pariu ua iiuiiuriíi católica associo-mc às considerações feitas poios ilustres Deputados que acabam do falar.

Sinto profundamente que o nosso colega nesta Câmara, Sr. António Correia, tivesse sido objecto duma agressão no edifício do Parlamento. E isto é tanto mais grave quanto é certo que o facto é a repetição doutros análogos passados há pouco. Por êsse motivo não posso deixar de manifestar o meu protesto, não só em consideração pelo Deputado agredido, mas pela necessidade de se manterem íntegras as prerrogativas do Poder Legislativo.

E .creio que V. Exa. tem dentro do Regimento poderes para punir o agressor.

Mas se V. Exa.. precisa do apoio da minoria católica, esta não o regateará.

Tenho dito.

O orador não reviu.

O Sr. Presidente : — Da Presidência da Câmara vão ser tomadas todas as provi-

dências para que os encarregados da polícia do edifício procedam conforme o regulamento.

A próxima sessão é segunda-feira, à hora regimental, com a seguinte ordem de trabalhos :

Antes da ordem do dia (com prejuízo dos oradores que se inscrevam):. A de hoje.

(Sem prejuízo dos oradores que se-inscrevam):

A de hoje, menos o parecer n.° 652, e mais :

Parecer n.° 416, que premove vinte sargentos ajudantes e primeiros sargentos a alferes para o quadro auxiliar do engenharia;

Parecer n.° 625, adicional de 4 por cento sôbre o imposto de transacções, para a Maternidade de Coimbra.

Ordem do dia:

Interpelação do Sr. Vitorino Guimarães ao Sr. .Ministro das Finanças, e & de hoje.

Está encerrada a sessão.

Eram 19 horas.

Documentos enviados para a Mesa durante a sessão

Proposta de lei

Do Sr. Ministro da Instrução, autorizando o Govêrno a consentir na troca entre os Museus de Arte Antiga, de Viena de Áustria, e o de Lisboa, do retrato de-D. João I pelo painel de Frei Carlos, denominado «Santo António». 'Para o «Diário do Governo».

Parecer

Da comissão de guerra, sôbre o n.° 617-C, que determina que gozem, das regalias da lei nl° 1:158, de 1921, os militares presos pelos acontecimentos de 2.8 de Janeiro de 1908.

Para a comissão de finanças.

O REDACTOR — Sérgio de Castro,