O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

8 Diário da Câmara dos Deputados

sim, afigura-se-me, se êste artigo ainda está em vigor, que V. Exa. não deve permitir que se interrompa a discussão sôbre a selagem.

De resto, Sr. Presidente, quere-me parecer que o projecto da selagem...

O Sr. Presidente (interrompendo): - V. Exa. pediu a palavra para invocar o Regimento, e não pode, portanto, fazer largas considerações.

O Orador: - Sr. Presidente: acato a observação do V. Exa. mas devo dizer que, há pouco, alguns Srs. Deputados invocando o Regimento, fizeram considerações absolutamente fora do Regimento.

Assim, para terminar, direi que entendo dever discutir-se primeiro o projecto relativo à selagem e depois a proposta da autoria do Sr. Pinto Barriga.

Tenho dito.

O orador não reviu.

O Sr. Presidente: - Em virtude das divergências que só levantaram sobre êste assunto, vou consultar a Câmara sôbre se permito que seja posto á votação o requerimento do Sr. Pedro Pita.

O Sr. Carvalho da Silva (sobre o modo de votar): - Sr. Presidente: o requerimento do Sr. Pedro Pita tem todo o fundamento.

A questão que S. Exa. se propõe tratar devo primar sôbre todas as outras, porquanto já o ano passado eu tive ensejo do enviar para a Mesa uma nota do interpelação acêrca da maneira como estava soado aplicada a lei n.° 1:545.

Mas, como a questão da selagem é igualmente da maior importância, visto que grande número do comerciantes estilo sendo prejudicados, eu suponho que há uma maneira do harmonizar o requerimento do Sr. Pedro Pita com a discussão da questão da selagem.

Essa maneira traduzo-a no seguinte requerimento:

Requeiro a prorrogação da sessão, com prejuízo de tudo o mais, até se discutir o assunto do requerimento do Sr. Pedro Pita o a questão da selagem.

Tenho dito.

O orador não reviu.

O Sr. Américo Olavo (para interrogar a Mesa): - V. Exa.. Sr. Presidente, informa-me se o Sr. Pedro Pita pediu a palavra para um requerimento, ou para um negócio urgente?

O Sr. Presidente: - Foi para uai requerimento.

O Orador: - Nesse caso, eu invoco o artigo 53.° do Regimento, bom como o § único.

O Sr. Cunha Leal (para interrogar a Mesa): - V. Exa. diz me a que horas se entra na ordem do dia.

O Sr. Presidente: - Estamos exactamente na hora do se passar a ordem do dia.

O Sr. Pedro Pita: - Peço a palavra para um requerimento.

O Sr. Presidente: - Tem V. Exa. a palavra.

O Sr. Pedro Pita: - Requeiro a V. Exa. que consulte a Câmara sôbre só concorda em que entro em discussão o assunto do meu requerimento.

Vozes: - Não pode ser, Sr. Presidente. Quem pediu a palavra foi o Sr. Velhinho Correia.

Vozes da direita: - Quem pediu a palavra foi o Sr. Pedro Pita.

Sussurro.

O Sr. Pedro Pita: - Eu invoco o testemunho daqueles que estão mais próximo para provar a V. Exa. Sr. Presidente, que fui eu quem primeiro pediu a palavra. Há uma confusão do V. Exa.

Eu pedi a palavra antes do Sr. Velhinho Correia.

Vozes da direita: - Apoiado.

O Sr. Velhinho Correia (para interrogar a Mesa): - Sr. Presidente: apesar da agitação da Câmara, não perco a minha serenidade. Não quero ter mais direitos que qualquer Sr. Deputado da minoria, mas também não desejo ter menos direitos que qualquer deles.