O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 16 de Fevereiro de 1925 9

No emtanto, faço meu o requerimento apresentado pelo Sr. Maldonado de Freitas.

O orador não reviu.

O Sr. Joaquim Ribeiro (sôbre o modo de votar): - Requeiro novamente que sejam também postos agora em discussão todos os projectos que se encontram na Mesa, relativos à criaçao de assembleas eleitorais, e que já têm parecer da respectiva comissão.

O Sr. António Maria da Silva (sôbre o modo de votar}: - Sr. Presidente: não vejo inconveniente algum em que realmente seja aprovado não só o requerimento do Sr. Maldonado de Freitas, que o Sr. Velhinho Correia considera também seu, como também o requerimento apresentado depois pelo Sr. Joaquim Ribeiro, com relação a todos os projectos pendentes, porque durante esta discussão se fará e apresentará a proposta de carácter geral.

Apoiados.

O orador não reviu.

O Sr. Carvalho da Silva (sôbre o modo de votar): - A opinião do Sr. António Maria da Silva não tem razão de ser, porque o que é preciso é votar-se uma medida de ordem geral, que parece que vai ser apresentada, pelo Sr. Marques Loureiro. Mas para isso não é preciso que entrem em discussão todos os projectos de criação de freguesia, porque basta um para que isso se possa fazer.

O orador não reviu.

O Sr. Presidente: - Vai votar-se o requerimento do Sr. Maldonado de Freitas, referente à criação duma assemblea eleitoral na freguesia de Olho Marinho, concelho do Óbidos.

Foi aprovado.

O Sr. Presidente: -Vai votar-se o requerimento do Sr. Joaquim Ribeiro, para que entrem também em discussão todos os projectos que só encontram na Mesa relativos à criação de diversas assembleas eleitorais, e que já têm o parecer da comissão respectiva.

Foi aprovado.

O Sr. Carvalho da Silva: - Requeiro a contraprova.

Feita a contraprova, deu o mesmo resultado.

O Sr. Presidente: - Vou submeter à aprovação da Câmara o requerimento do Sr. Velhinho Correia.

Submetido à aprovação da Câmara, foi rejeitado.

O Sr. Sá Pereira: - Requeiro a contraprova e invoco o § 2.° do artigo 116.°

Procedeu-se à contraprova.

O Sr. Presidente: - Estão de pé 8 Srs. Deputados, sentados 44. Não há número. Vai fazer-se a chamada.

O Sr. António Maria da Silva (sôbre o modo de votar): - Sr. Presidente: eu há pouco tinha pedido a palavra sôbre o modo de votar. Referi-me a um requerimento que, embora apresentado verbalmente pelo Sr. Joaquim Ribeiro, não sei se foi ouvido na Mesa. Havia, creio, vários requerimentos relativos a determinadas assembleas eleitorais. O Sr. Joaquim Ribeiro pediu, julgo eu, a generalização. E há pouco eu julguei que votava a generalização.

O Sr. Presidente: - V. Exa. dá-me licença?

Os requerimentos foram dirigidos à Mesa pela ordem seguinte: primeiro o do Sr. Maldonado de Freitas, a seguir o do Sr. Joaquim Ribeiro, e por último então o do Sr. Velhinho Correia.

O Orador: - É que, se V. Exa. me permite que o diga, e isto sem a menor sombra de desrespeito por V. Exa., eu penso que o requerimento do Sr. Velhinho Correia está incluído no do Sr. Joaquim Ribeiro.

O orador não reviu.

O Sr. Presidente: - Perdoe-me V. Exa. se me vejo obrigado a discordar da sua opinião.

O requerimento do Sr. Joaquim Ribeiro é "para entrarem imediatamente" em discussão "todos" os projectos que criam assembleas eleitorais. O do Sr. Velhinho Correia é para entrar "imediatamente"