O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 29 de Junho de 1925 7

suas vidas, precisam de qualquer auxílio ou benefício da República, tragam aqui um projecto de lei especial; venham dizer à Câmara de que auxílio ou benefício precisam, e, se justo fôr, eu serei o primeiro a dar o meu voto favorável. Mas, pelo amor de Deus, incluir S. Exas. numas listas de revolucionários civis não é com o meu voto que êsse facto triste e deprimente se pratica nesta Câmara.

Tenho dito.

O orador não reviu.

O Sr. Sá Pereira (sobre o modo de votar): - Sr. Presidente: cumpre-me como relator da comissão de petições desta casa do Parlamento dizer a V. Exa. alguma cousa em resposta ao muito que se disse aqui a respeito dos projectos ora discussão.

Quanto a mim, não pode ainda ser nesta casa do Parlamento ventilada a situação (se é que ela existe) a que se refere o requerimento apresentado pelo Sr. Eusébio Leão, porque não é ainda oficialmente do nosso conhecimento. Não sei mesmo se existem no Senado os projectos em discussão reconhecendo três revolucionários civis.

Sei, todavia, que. se trata de pessoas que à República prestaram assinalados serviços, e por isso a comissão de petições não teve dúvida em dar a sua aquiescência.

Na parte relativa ao Sr. Pais Gomes, a comissão não fez senão deferir o requerimento de S. Exa., apresentando um projecto de lei de harmonia com o que era de seu desejo.

Não estava mais no âmbito da comissão de petições desta Câmara.

Eu tenho pelo Sr. Ricardo Pais Gomes a mais elevada consideração e profunda estima, nunca podendo esquecer que êle é um velho republicano, com grandes serviços prestados à República no tempo da propaganda e ainda depois dela proclamada. Ora êstes factos são suficientes para calarem no meu ânimo.

Devo ainda dizer a V. Exa. que há um caso para mim fundamental, e é que S. Exa., apresentando o requerimento que apresentou, demonstrou ser o que sempre foi: um republicano modesto, que não se envergonha de se equiparar aos humildes homens do povo.

E digo isto tanto mais à vontade,, quanto sou avesso ao reconhecimento de revolucionários civis, a não ser daqueles que realmente prestaram bons serviços à República.

Respondendo agora aos Srs. Deputados monárquicos, devo dizer que da parte da. República tem havido tanto escrúpulo no. reconhecimento de revolucionários civis, que a maior parte dos verdadeiros republicanos ainda não foi reconhecida como tal.

O orador não reviu.

O Sr. Carvalho da Silva (sobre o modo de votar): - Sr. Presidente: quando há pouco apresentei o meu requerimento, tinha a intenção de fazer com que os pareceres em discussão não fossem votados, pelo menos por agora; mas, vendo a atmosfera que há na Câmara a respeito deles, peço a V. Exa. para retirar êsse meu requerimento, a fim de que os pareceres possam ser rejeitados.

O orador não reviu.

O Sr. Presidente: - O Sr. Carvalho da Silva desiste do seu requerimento, e assim continuam em discussão os pareceres. Tem a palavra o Sr. Paulo Cancela de Abreu.

O Sr. Paulo Cancela de Abreu: - Desisto da palavra.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Américo Olavo.

O Sr. Américo Olavo: - Desisto da palavra.

O Sr. Presidente: - Vai fazer-se a votação na generalidade.

São rejeitados os pareceres na generalidade.

O Sr. Presidente: - O Sr. Viriato da Fonseca requereu que continuasse a discussão, já interrompida, do parecer n.° 861, que diz respeito a uma emenda vinda do Senado. Os Srs. Deputados que aprovam, queiram levantar-se.

É aprovado o requerimento.

O Sr. Presidente: - O Sr. Constância de Oliveira requereu que seja inscrito,